Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

AVALIAÇÃO

Licenciatura recebe quatro estrelas do Guia do Estudante da Editora Abril

Nota foi publicada no caderno de profissões, já nas bancas e em breve no site

Publicada em 01/12/2018 Atualizada há 12 meses

Avaliação é realizada a partir dos dados da avaliação anual de cursos superiores do GE

Hoje (30), último dia da Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo), uma boa notícia para a comunidade acadêmica do Campus. O curso recebeu a quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. A nota foi publicada no Guia do Estudante Profissões - Vestibular 2019, já nas bancas e em breve no site do GE. 

A avaliação é realizada a partir dos dados da avaliação anual de cursos superiores, realizada pelo Guia do Estudante (GE) há mais de 21 anos. Durante nove meses, 19 profissionais do GE contam com a ajuda de mais de 3 mil professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados.

Só são atribuídas notas aos cursos que atendam aos seguintes critérios:

  • ser um curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente) – com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas;
  • possuir turma formada há pelo menos um ano;
  • ser presencial;
  • ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Depois de definidos, os cursos são avaliados por professores e coordenadores. A avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, além do conhecimento prévio que o avaliador possui sobre a faculdade que vai analisar.

Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham. A avaliação é feita por conceitos: excelente (5 estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do GE nos 5 últimos anteriores influencia.

Logo, as estrelas representam o resultado da média das notas dadas pelos avaliadores.