Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Jovem expõe projeto de reaproveitamento de garrafas pet no DF

Noadia participa até sábado (2) da III Febratec. Trabalho foi selecionado para feira na Inglaterra

Publicada em 01/09/2017 Atualizada há 1 ano

"Esperamos nos sair bem nas avaliações, levando assim mais uma premiação para o Campus", revelou Noadia

A aluna Noadia Lipi Gomes, do curso de Informática para Internet, está participando da exposição de projetos da III Feira Brasiliense de Tecnologia e Ciência (Febratec 2017). A mostra  acontece de 31 de agosto a 2 de setembro no Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama (CEMI), em Gama/DF.

"Muito boa a experiência aqui. Fui muito bem recebida por coordenadores e participantes. Temos recebido muitos visitantes para ver o nosso trabalho, cujo feedback tem agregado valor à nossa ideia. Além disso, esperamos nos sair bem nas avaliações, levando assim mais uma premiação para o Campus", comentou Noadia.

O credenciamento para esta feira veio durante a sua participação, em julho, na Expoceti, em São Lourenço da Mata/PE. Na ocasião, ela garantiu também o passe para se apresentar no London International Youth Science Forum, previsto para acontecer em julho de 2018, em Londres, Inglaterra.

 

Conscientizar para preservar

Sob orientação do professor Ailton Torres, a estudante criou o SIP3D, sistema criado com o objetivo principal de estimular, através de um jogo, a conscientização das pessoas sobre o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de garrafas PET no meio ambiente. 

O sistema é constituído por uma máquina de venda reversa que armazena as garrafas e, como recompensa, a partir do acúmulo de pontos (que serão obtidos por cada garrafa), dá aos consumidores um brinde em 3D como forma de gratificação e incentivo. "Inicialmente, o SIP3D se utiliza de um equipamento capaz de triturar a matéria obtida, que será transformada em filamentos para serem utilizados na impressora 3D", explicou a estudante.

A jovem projeta, ainda, a criação de um aplicativo conectado às redes sociais para as pessoas terem acesso a pontuação, ranking, conquistas e premiações. O projeto conta ainda com a participação do professor Otávio Leite, como coorientador, e dos alunos Matheus Carvalho, de Informática para Internet, e Rondinele Morais, de Manutenção e Suporte em Informática.

 

Conteúdo relacionado:

07/07/2017 - Projeto de alunos é premiado com credenciamento internacional