PESQUISA

Jovem expõe projeto de reaproveitamento de garrafas pet no DF

Noadia participa até sábado (2) da III Febratec. Trabalho foi selecionado para feira na Inglaterra

Publicada em 01/09/2017 Atualizada há 1 ano

"Esperamos nos sair bem nas avaliações, levando assim mais uma premiação para o Campus", revelou Noadia

A aluna Noadia Lipi Gomes, do curso de Informática para Internet, está participando da exposição de projetos da III Feira Brasiliense de Tecnologia e Ciência (Febratec 2017). A mostra  acontece de 31 de agosto a 2 de setembro no Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama (CEMI), em Gama/DF.

"Muito boa a experiência aqui. Fui muito bem recebida por coordenadores e participantes. Temos recebido muitos visitantes para ver o nosso trabalho, cujo feedback tem agregado valor à nossa ideia. Além disso, esperamos nos sair bem nas avaliações, levando assim mais uma premiação para o Campus", comentou Noadia.

O credenciamento para esta feira veio durante a sua participação, em julho, na Expoceti, em São Lourenço da Mata/PE. Na ocasião, ela garantiu também o passe para se apresentar no London International Youth Science Forum, previsto para acontecer em julho de 2018, em Londres, Inglaterra.

Conscientizar para preservar

Sob orientação do professor Ailton Torres, a estudante criou o SIP3D, sistema criado com o objetivo principal de estimular, através de um jogo, a conscientização das pessoas sobre o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de garrafas PET no meio ambiente.

O sistema é constituído por uma máquina de venda reversa que armazena as garrafas e, como recompensa, a partir do acúmulo de pontos (que serão obtidos por cada garrafa), dá aos consumidores um brinde em 3D como forma de gratificação e incentivo. "Inicialmente, o SIP3D se utiliza de um equipamento capaz de triturar a matéria obtida, que será transformada em filamentos para serem utilizados na impressora 3D", explicou a estudante.

A jovem projeta, ainda, a criação de um aplicativo conectado às redes sociais para as pessoas terem acesso a pontuação, ranking, conquistas e premiações. O projeto conta ainda com a participação do professor Otávio Leite, como coorientador, e dos alunos Matheus Carvalho, de Informática para Internet, e Rondinele Morais, de Manutenção e Suporte em Informática.

Conteúdo relacionado:

07/07/2017 - Projeto de alunos é premiado com credenciamento internacional