PROITEC

As inscrições para o ProITEC 2013 começam dia nove de abril

Devido à Lei de Cotas, o formato tradicional do programa sofreu algumas alterações.

Publicada em 26/03/2013 Atualizada há 12 meses

A edição 2013 do programa vem cheia de novidades.

A Pró-reitoria de Ensino do IFRN, através da Coordenação de Acesso Discente, publicou na última quinta-feira (21) o Edital 13/2013, referente ao ProITEC - Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania. A principal novidade com relação às edições anteriores do Programa é que vão poder se inscrever não só estudantes que cursaram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escola pública, mas também quem cursou do 1º ao 5º ano, incluindo tanto os concluintes deste ano como os de anos passados. A mudança foi necessária devido à Lei de Cotas, promulgada pelo Governo Federal em 2012.

As inscrições vão de 9 a 28 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o candidato precisa ter documento de identificação com foto atual e CPF próprios. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e pode ser paga até o último dia de inscrição. Os alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão solicitar de 9 a 12 de abril, no Serviço Social dos Câmpus, a isenção da taxa de inscrição, conforme procedimento descrito no item 11 do Edital.

Efetuada a inscrição, o estudante deve confirmá-la no Programa, entregando no Câmpus a documentação descrita noitem 17 do Edital, entre os dias 20 e 24 de maio. Após essa etapa, os alunos receberão o material didático – livro-texto acompanhado de DVD das teleaulas gravadas e um outro de atividades para subsidiar os estudos.

Com a Lei de Cotas, o IFRN teve que implementar algumas mudanças no ProITEC. A mais importante é que os alunos farão apenas uma prova, no dia 29 de setembro, cujo local será informado no Cartão de Inscrição, disponível para impressão a partir de 10 de setembro na Área do Candidato. "A prova do ProITEC terá dois objetivos: proporcionar um primeiro contato dos estudantes com o tipo de avaliação à qual eles se submeterão no processo seletivo e apresentar elementos para o IFRN avaliar a eficácia do programa", explica o coordenador de Acesso Discente do Instituto, José Everaldo Pereira. Segundo ele, a nota obtida na prova de avaliação do ProITEC não servirá como critério de ingresso no IFRN porque, a partir de agora, haverá apenas um processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, realizado no último trimestre do ano. As vagas serão ofertadas em um único edital, em que serão reservadas 50% delas para alunos inscritos no programa. Por isso, para concorrer às vagas reservadas aos estudantes de escolas públicas, é necessário se inscrever no ProITEC. "A inscrição no programa garante a pré-inscrição no Processo Seletivo para as vagas do Ensino Médio Integrado 2014. Quando as inscrições forem abertas, o candidato deverá atualizar seus dados e escolher o curso ao qual deseja concorrer", explica José Everaldo. O edital do processo seletivo para os cursos técnicos integrados vai ser publicado no dia 1º de outubro de 2013.

O ProITEC visa aprofundar a aprendizagem dos alunos das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. Os estudantes que não tiverem acesso à internet poderão se dirigir ao câmpus do IFRN mais próximo para realizar a inscrição ou acompanhar o andamento do programa.