Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPREENDEDORISMO

Incubadora divulga resultado final de seleção de ideias para pré-incubação

Projetos serão amadurecidos por seis meses no Hotel de Negócios da incubadora tecnológica

Publicada em 20/07/2018 Atualizada há 1 ano

Selecionados terão à disposição a sala do Hotel de Projetos, os laboratórios do Campus e acesso à biblioteca

A coordenação da Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN) divulgou, nesta sexta-feira (20), o resultado final da seleção de ideias empreendedoras para pré-incubação no seu Hotel de Projetos.

Para ver o resultado, clique aqui.

 

O processo seletivo

A seleção foi direcionada a alunos ativos, egressos, servidores do IFRN e comunidade externa, para submissão de ideias com potencial inovador para serem transformadas em empreendimentos no eixo tecnológico eletrônica e negócios, que buscam por produtos, serviços e processos inovadores.

Os empreendedores e suas propostas foram avaliados segundo critérios como: formação técnica, disponibilidade e comprometimento, viabilidade tecnológica, potencial de transformação da ideia em negócio, aderência às áreas de interesse do IFRN, potencial econômico-financeiro da ideia, vantagem competitiva de mercado, clareza na definição do negócio, etc.

O processo seletivo foi dividido em duas etapas eliminatórias: a primeira consistiu na submissão por escrito da ideia do negócio com base no modelo do plano descritivo e triagem por parte do Comitê de Seleção; já a segunda foi uma apresentação oral de ideia de negócio àquele comitê. 

 

A Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN)

A ITZN busca induzir o processo de criação e fortalecimento de empresas inovadoras ou start-ups, mediante a promoção de serviços especializados de apoio técnico e operacional que facilitam a consolidação de ideias empreendedoras e empresas nascentes. A incubadora atua no sentido de minimizar o risco de falência das empresas nos primeiros anos de desenvolvimento dos seus produtos e/ou serviços e, em especial, durante a fase de inserção no mercado concorrencial.

Nesse sentido, a incubadora visa prospectar, capacitar e selecionar empreendedores que apresentem ideias de produtos, processos ou serviços inovadores, com potenciais diferenciais de mercado e viabilidade técnica e econômica, para integrarem o Hotel de Projetos da ITZN, através de processo de pré-incubação.


Metodologia de pré-incubação

O Hotel de Projetos se destina a um processo de orientação e capacitação continuada de equipes, formadas por uma ou mais pessoas e tutoreadas por servidores do Campus, com formação na área de conhecimento da ideia a ser desenvolvida. 

Funciona assim: os projetos serão amadurecidos por seis meses, período máximo de permanência da equipe nessa fase, visando não apenas a melhoria das ideias de negócio, mas a formação de empreendedores nas dimensões da gestão, econômico-financeira, marketing e desenvolvimento tecnológico.

Desse modo, o Hotel oferece a oportunidade de assessoramento técnico e capacitações fundamentais para o desenvolvimento de projetos, na tentativa de fomentar a cultura empreendedora, a manifestação criativa dos participantes e o incentivo à formalização de empresas locais.


Serviços

No que diz respeito à infraestrutura, os selecionados terão à disposição a sala do Hotel de Projetos, os laboratórios do Campus e acesso à biblioteca. Para o apoio e desenvolvimento dos empreendimentos, vão dispor de capacitação nas dimensões gestão, capital, mercado e tecnológica; interação com outras instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; e apoio à participação em eventos na área de empreendedorismo.

Para mais informações, acesse o edital.

 

Conteúdo relacionado:

16/07/2018 - Divulgado resultado da primeira etapa de seleção de ideias para pré-incubação

05/07/2018 - Inscrições abertas para seleção de ideias para pré-incubação