Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SAÚDE

Campus recebe palestra do Centro de Valorização da Vida

Voltada para alunos e servidores, atividade lotou o auditório

Publicada em 15/10/2018 Atualizada há 1 ano

Com auditório lotado com alunos e servidores, escola recebeu Centro de Valorização da Vida (CVV) para palestra

A Coordenação de Gestão de Pessoas, através do Programa de Qualidade de Vida do Servidor, recebeu para uma palestra, na última quarta (10), o advogado e contador Fernando Colares, um dos representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Natal-RN. A proposta da iniciativa era explicar como funciona o serviço de atendimento do CVV e estimular a comunidade a entrar em contato quando passar por situações de angústia e solidão.

A atividade, voltada para alunos servidores e alunos, lotou o auditório. "Foi legal saber que podemos ligar para um número e ter alguém ali do outro lado da linha disposto a nos ouvir, nos ajudar. A palestra mostrou como uma conversa num momento de dificuldade pode mudar o destino de alguém", revelou Joyce Dias, do curso técnico em Eletrônica.

Os professores presentes elogiaram a ação. "Muito interessante esse trabalho do CVV, que ajuda a expandir os nossos horizontes com relação ao assunto, contribuindo para diminuir o preconceito", disse o professor Luiz Roberto Alves. Para a psicóloga Margareth Pinheiro, a iniciativa "veio ao encontro da necessidade que temos, como escola, de falar abertamente sobre como prevenir casos de suicídio, já que no país, infelizmente, há um aumento no número de jovens que desistem de viver", comentou.

 

O Centro de Valorização da Vida

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal em 1973 e presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para quem deseja e precisa conversar, sob total sigilo. 

No total, são realizados mais de um milhão de atendimentos anuais, através do apoio de 2 mil voluntários em 19 estados do país. O contato com o público é feito pelo telefone 188 (ligação gratuita, inclusive de celular), que funciona 24 horas, pessoalmente em 72 postos de atendimento ou pelo site www.cvv.org.br, via chat, VoIP (Skype) e e-mail.