Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA E INOVAÇÃO

Estudantes e professor publicam artigo científico em periódico internacional

Revista é classificada com nível de excelência no Brasil e no mundo, segundo a Capes

Publicada em 29/05/2019 Atualizada há 12 meses

Lima ao lado de estudantes do Lapern que se destacaram em suas pesquisas: Paulla, Álex, Vitor, Gabriel e Lucimar (em pé) e Magno (sentado)

Os estudantes Gabriel Medeiros, Paulla Beatriz Sousa, Paulo Douglas Lima, e Vitor Greati, hoje alunos egressos do Campus, em conjunto com o professor Roberto Lima, conseguiram publicar, na quarta (22), um artigo científico no periódico internacional Industrial & Engineering Chemistry Research

A revista é classificada com Qualis Capes A1 nas áreas de Engenharias de Materiais e de Química, com fator de impacto 3,14, e recebe classificação Q1 conforme o Scimago Journal & Country Rank, que tem grande visibilidade internacional. Atribuir a um periódico (jornal ou revista) indicativo de qualidade A1 e Q1 significa avaliar a sua produção intelectual como "excelente" e "relevante" no âmbito nacional e internacional, respectivamente. Isso vale também para o fator de impacto – método bibliométrico para avaliar a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas – acima de 1,00.

“A satisfação é enorme de ver mais um resultado da dedicação desses amigos, ex-orientandos de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais do Campus (Lapern). Já não bastasse a alegria de vê-los em apresentações mundo afora e em solicitações de patente, ver, ao lado do meu, o nome desses estudantes em mais esta produção científica é motivo de muito orgulho”, revelou Lima.

Na visão do pesquisador, as conquistas alcançadas confirmam a excelência do nível de pesquisa desenvolvido no Campus, com participação em eventos, trabalhos vinculados ao CNPq e outros iniciados no Lapern, que já são desenvolvidos a nível de pós-graduação na UFRN. "Um laboratório de pesquisas não é local de balbúrdias, mas de trabalho sério, honestidade e perseverança", completou.


O trabalho

O artigo intitulado "Sodium-modified vermiculite for calcium ions removal from aqueous solution" trata da utilização de argilas muito comuns e de baixo custo, para aplicação na redução da dureza da água. A dureza está relacionada com a salinidade da água, problema comum na região nordeste do Brasil e que afeta consumo humano, irrigação, dessedentação animal e uso industrial. Ou seja, é uma metodologia que pode ser utilizada na dessalinização da água. 

"O artigo se destaca pela grande quantidade de aspectos abordados, desde a caracterização das argilas, como também aspectos cinéticos, termodinâmicos e de equilíbrio químico, trazendo inovações em abordagens que poderão contribuir significativamente para futuras pesquisas envolvendo aplicação de argilas e outros materiais adsorventes em várias áreas da ciência", explicou o professor.

Para ver o artigo completo (em inglês), clique aqui.