Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Estudantes do Campus recebem Medalha Câmara Cascudo

Gabriel e Allyson se destacaram entre alunos da rede pública municipal por desempenho escolar

Publicada em 22/08/2017 Atualizada há 1 ano

Jovens foram premiados com comandas e certificados em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Natal

A noite de ontem foi ontem especial para Gabriel Medeiros, concluinte do curso técnico em Informática para Internet, e Allyson Borges, ex-aluno do curso técnico em Eletrônica. Ambos foram homenageados nesta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Natal, com a entrega da Medalha Câmara Cascudo, que visa reconhecer e valorizar os estudantes da rede pública de ensino que se destacam através de desempenho escolar, atividades esportivas, trabalhos voluntários, manifestações artísticas e culturais. 

A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1354/2017, de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), que presidiu a sessão solene que contou, ainda, com a participação de outros 11 estudantes.


Gabriel: voos cada vez mais altos em busca de um sonho

Com o sonho de estudar nos Estados Unidos e, formado, voltar para o Brasil, Gabriel comemorou mais um prêmio. "Sou muito grato por tamanho reconhecimento. Tenho ciência da importância da premiação e tentarei sempre fazer por merecer cada conquista, contribuindo para a melhoria da educação por meio dos meus atos", revelou. 

Ele, junto com o colega Matheus Santos, criaram o SmartGás, um aplicativo móvel para monitoramento de gás de cozinha, responsável por processar informações referentes ao botijão para controle do consumo doméstico e identificação de vazamentos, ajudando a prevenir acidentes. O projeto obteve diversos prêmios, entre os quais merecem destaque o primeiro lugar da Categoria Resumos Expandidos na Computer on the Beach, mostra científica realizada em Florianópolis em 2016 e o segundo lugar na Cientec, que aconteceu, também no ano passado, em Lima, Peru.

Outro projeto tem contribuído para o sucesso da trajetória acadêmica do estudante. Batizado de "Recuperação de Mananciais Hídricos Contaminados por Hidrocarbonetos, consiste no desenvolvimento de um sistema de tratamento eficiente, com metodologias de baixo custo e que oferece uma alternativa para reduzir os efeitos do problema da contaminação de efluentes aquosos (resíduos provenientes de indústrias, esgoto ou redes pluviais que podem contaminar o meio ambiente) por substâncias oriundas do petróleo. A ideia valeu ao jovem o terceiro lugar da Categoria Meio Ambiente da I-SWEEEP 2017, uma das principais mostras de ciência e tecnologia do mundo, realizada anualmente no Texas (EUA).


Allyson: da surpresa ao reconhecimento

"Foi uma surpresa receber o convite para participar dessa solenidade de premiação. Fiquei muito feliz por ganhar a medalha, que representa o reconhecimento aos meus trabalhos e projetos realizados no IFRN enquanto aluno", comentou. 

O estudante, hoje cursando Ciência e Tecnologia na UFRN, destacou-se no Instituto por sua produção acadêmica e científica. No Campus, ele desenvolveu projetos com enfoque em sustentabilidade e produção de energia como o “ECO Brise: Conforto e Eficiência Energética para Ambientes”, que foi reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como um dos cinquenta melhores da América durante a participação da equipe na Intel ISEF Brasil 2014, considerada a maior feira tecnológica para pré-universitários do mundo. A mostra foi realizada em junho daquele ano em Los Angeles (EUA).

Posteriormente, Alyson contribuiu com outros estudantes para o desenvolvimento de outro projeto, o "EMA: Colheita, Manuseio e Comercialização", cuja relevância o credenciou para mais uma exposição exposição internacional, dessa vez, a Genius Olympiad, em Nova Iorque (EUA), onde conquistou, em junho do ano passado, o primeiro lugar da Categoria Engenharias. O jovem conquistou, ainda, na condição de técnico, prêmios em competições de robótica.


Com a palavra, autoridades institucionais, políticas e da educação

Na visão do professor Valdemberg Magno Pessoa, diretor-geral do Campus, iniciativas como essa devem ser valorizadas. "A importância do reconhecimento aos estudantes que se destacam em suas atividades acadêmicas, artísticas, esportivas e culturais, sejam quais forem e em que nível se desenvolvam, só demonstra por parte da Câmara de Vereadores de Natal um respeito e o interesse declarado de valorizar a educação pública de qualidade ofertada em nossa cidade", comentou.

Ainda segundo o dirigente, é motivo de orgulho ter em meio aos homenageados um ex-aluno e um concluinte do Campus. Dá ânimo para continuarmos trabalhando para a transformação da sociedade, especialmente, da comunidade da Zona Norte de Natal", completou.

"O êxito de um aluno depende de fatores que vão desde o comprometimento dos que fazem a escola até a participação da família no contexto pedagógico; mas como educadora entendo que a dedicação e o interesse do estudante são peças fundamentais", explicou Eleika. "Portanto, a homenagem é o reconhecimento do esforço daqueles que contribuem para o início de uma mudança no conceito que as pessoas costumam ter da escola pública", pontuou.

Para a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, é "um privilégio conhecer de perto jovens que brilham e que tem orgulhado a sociedade com desempenho excelente". Em sua fala, a professora destacou a importância de incentivar o sonho da juventude. "Não se brinca com sonhos. Estamos mostrando que eles podem conquistar sucesso na vida. O reconhecimento promove mais engajamento aos estudos, que pode dar origem a um efeito multiplicador".

Daliana Cascudo, presidente do Instituto Ludovicus, casa em que Câmara Cascudo residiu por cerca de 40 anos e produziu sua obra "Entre os tantos títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais, o ofício de ensinar era o que Cascudo mais se orgulhava de exercer. Com certeza, ele estaria muito feliz contemplando estas mentes brilhantes que nos brindam com tanto talento", afirmou a neta do principal nome intelectual do RN.

 

Conteúdo relacionado:

09/08/2017 - Alunos apresentam artigo na International Summer School da IEEE

29/11/2016 - Estudantes conquistam 1º e 2º lugar em congresso internacional no Peru

23/11/2016 - Alunos representam o RN em congresso internacional no Peru

21/10/2016 - NovoJornal destaca participação de estudantes em congresso no Peru

29/08/2016 - Alunos participam de uma das principais feiras científicas do Nordeste

13/07/2016 - Portal dos Institutos Federais destaca preparação de alunos para seletiva de principal competição de robótica do mundo

11/07/2016 - Alunos representam o estado em fórum científico na Bahia

11/04/2016 - Alunos de Informática são premiados em congresso em Santa Catarina

16/03/2015 - Alunos representam o estado em feira de ciências e engenharia da USP

26/06/2014 - Projeto do Campus está entre os 50 melhores da América

06/05/2014 - Alunos representam o Brasil na maior feira para pré-universitários do mundo

29/10/2013 - Projetos do Câmpus são premiados em mostra tecnológica

28/05/2013 - Trabalho do Câmpus é premiado em mostra de ciência e tecnologia