Estudantes conquistam primeiro lugar em mostra científica no Paraguai

Com viagem de volta marcada para hoje, grupo teve surpresa de receber resultado após passeio

Publicada em 25/08/2017 Atualizada há 1 ano

Joyce, Alice e Luana, sob orientação de Olímpio, foram autoras do melhor trabalho da Categoria Ciências Básicas da Fecitec

Mais uma vez, uma comitiva de alunos do Campus volta de um evento internacional com premiações na bagagem. Joyce Silva, Luana Monte e Maria Alice Pereira, do curso técnico em Comércio, conquistaram, nesta sexta-feira (25), o primeiro lugar da Categoria Ciências Básicas na Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec). A mostra começou na terça (22) e segue até sábado (26) no Colégio Bilingüe Girasoles, em Encarnación, no Paraguai.

Só que um fato inusitado chamou a atenção do grupo. Com viagem de volta para o Brasil marcada para hoje, não haveria possibilidade de comparecer à cerimônia de premiação da mostra, que acontece neste sábado pela manhã. Contudo, após um passeio oferecido pela organização do evento, a equipe teve a surpresa de receber das mãos da diretora da escola, a senhora María Nilda Martínez, o certificado com o resultado final da avaliação e o credenciamento para a Cientec, que será realizada no próximo ano em Lima, no Peru.

O trio, sob orientação do professor Olímpio Silva, desenvolveu um projeto que busca determinar o teor de nitrato nas águas que abastecem a Zona Norte de Natal, caracterizar o consumo e o armazenamento da água nas residências e, através da aplicação de questionários, confrontar dados obtidos na pesquisa com informações do abastecedor.

Segundo Olímpio, essa substância, presente principalmente nas reservas hídricas da região estudada, é um indicativo de possíveis condições insatisfatórias sanitárias e de higiene, que podem causar doenças e até câncer. "Os bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e parte de Potengi apresentaram índices elevados do nitrato nas análises realizadas, ainda que os consumidores acreditem que a água é de boa qualidade", revelou.

Para o professor, a pesquisa é muito relevante, pois, além de apresentar os valores da substância para a Zona Norte e seus bairros, confronta os dados de consumo de água e esgoto com a rede de esgotos disponível nessas localidades e traça o perfil do consumidor. "Isso mostra que a contaminação por nitrato é um problema não somente por negligência no fornecimento de água por parte da empresa responsável, mas principalmente pela estrutura de saneamento insuficiente no município e falta de atenção dos consumidores aos níveis informados pelos abastecedores", explicou.

Vale salientar que também participam da pesquisa os estudantes Daniel Gomes, Gabriele Teixeira, Marcus Vinícius Luna, Monise Bispo e Victor Rodrigues, do curso técnico em Eletrônica.

A Mostra

A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.

Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.

Conteúdo relacionado:

23/08/2017 - Alunas de Comércio representam o Brasil em mostra internacional