Emoção, alegria e saudade: mulheres comemoram resgate da autoestima

Certificação do curso de Artesã em Bordado à Mão do Programa Mulheres Mil aconteceu ontem (20)

Publicada em 21/12/2018 Atualizada há 12 meses

"Eu iniciei o projeto uma mulher e estou concluindo este ciclo uma mulher mil", parafraseou Sandra o que disse uma aluna

A emoção marcou a cerimônia de certificação do curso de formação inicial e continuada de Artesã em Bordado à Mão, do Programa Mulheres Mil, oferecido pelo Campus. O ato solene, que aconteceu na tarde desta quinta (20) no auditório, reuniu, além das 29 concluintes, parentes e amigos das estudantes, professores e técnicos-administrativos.

A solenidade, presidida pelo diretor acadêmico Edmilson Barbalho Campos Neto, representando o diretor-geral Valdemberg Magno Pessoa e os demais professores, também trouxe à mesa de honra a coordenadora local do Programa, Sandra Cristinne da Câmara; Paulo de Tarso Silva Braga, representando a Coordenação de Extensão; e os professores Pablo Cruz Spinelli e Maria Adeilza Pinheiro. Com exceção do primeiro, todos ministraram aulas no curso.

A certificação teve início com a apresentação musical da estudante Aiona Alves, que cantou, a capella, a canção "Flor de Xanana", do cantor e compositor potiguar Carlinhos Zens. Em seguida, todos os presentes ficaram de pé para acompanhar a execução do hino nacional brasileiro. Após sentar, cada aluna foi chamada para receber o seu certificado das mãos dos professores que compunham a mesa.

Feito isso, foi a vez de Jocelma Vicente Rocha, escolhida como oradora da solenidade, subir ao palco e destacar a importância do curso para o aprendizado do grupo e, sobretudo, o resgate da autoestima dessas mulheres. "Aprendemos o valor da melhor Matemática. Compartilhamos tesouras, linhas, histórias da vida: lutas, dores, conquistas e alegrias. Somamos e dividimos saberes. Fizemos o nosso mapa: o da vida. Bordamos nele momentos importantes de nossas vidas. (...) Ganhamos armas, vamos voltar à nossa luta. A de sempre, mas com uma grande diferença: 'ninguém solta a mão de ninguém!'. Porque juntas somos mais fortes! Enxergamos o nosso valor!", discursou.

A seguir, a palavra passou para Sandra, que, na sua fala, agradeceu aos responsáveis por contribuir para o êxito do curso e, logo depois, revelou às concluintes que o relacionamento entre elas não havia se limitado à formalidade, mas lhes permitiu exercitar sentimentos de empatia e solidariedade. "Isso nos fez ver que a missão que assumimos pouco a pouco se cumpria, tendo em vista que a grande ambição do Programa Mulheres Mil está no seu lema 'Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável', alcançada por meio da dedicação de cada uma de vocês, envolvidas no projeto que lhes foi confiado", ressaltou. A coordenadora do Programa encerrou o seu discurso parafraseando as palavras de uma das alunas. "Eu iniciei o projeto uma mulher e estou concluindo este ciclo uma mulher mil!".

Após isso, cada membro da mesa teve oportunidade para deixar uma mensagem para as estudantes. No fim, em êxtase pela alegria de concluir o curso, todas se juntaram à frente da mesa e, junto a professores do curso e servidores que prestigiaram o ato solene, posaram para foto. "Agora somos federais!", bradaram algumas.

A boa filha à casa torna

Já na portaria, após a solenidade, Ainoã Freitas esperava com a sua mãe, também aluna do Programa, a chegada de um motorista de aplicativo para levá-las para casa. Contudo, se pudesse, ela permaneceria ali, na escola que havia aprendido a amar e lhe devolvido a autoestima e vontade de retomar os estudos. "Eu já estou com saudades. Queria continuar estudando aqui. Não vai ser fácil ir embora e me despedir disso tudo", admitiu.

No entanto, instantes depois seu semblante mudou ao descobrir que, mesmo já tendo concluído o ensino médio, anos atrás, em uma escola pública, ela poderia se candidatar às vagas do Curso Técnico em Comércio na modalidade EJA e voltar ao lugar que lhe deu uma nova perspectiva de vida. "Que ótimo! Gostaria muito de seguir estudando aqui, eu e minha mãe", disse, emocionada.

Mulheres Mil

O programa tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. A oferta de cursos de formação continuada (FIC) contribuirá para a promoção da autonomia da mulher e a criação de oportunidades no mercado de trabalho para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades.

Mais:

Assim como Ainoã, quer saber como ingressar no Curso Técnico em Comércio (EJA)? Clique aqui e saiba mais ou ligue para a Secretaria Acadêmica: (84) 4006-9509.

Conteúdo relacionado:

17/12/2018 - Campus realiza cerimônia de certificação do Programa Mulheres Mil

28/08/2018 - Mulheres Mil realiza aula inaugural do curso de Artesã em Bordado à Mão

13/08/2018 - Divulgado resultado de seleção para o Programa Mulheres Mil

09/08/2018 - Extensão divulga resultado preliminar de seleção para o Programa Mulheres Mil

30/07/2018 - Publicado edital para curso de formação de artesãs em bordado à mão