Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPREENDEDORISMO

Divulgado resultado da primeira etapa de seleção de ideias para pré-incubação

Segunda fase vai acontecer na manhã do dia 20 de julho, na Coordenação de Extensão

Publicada em 16/07/2018 Atualizada há 12 meses

Projetos serão amadurecidos por seis meses no Hotel de Negócios da incubadora tecnológica

A coordenação da Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN) divulgou, nesta segunda-feira (16), o resultado da primeira fase da seleção de ideias empreendedoras para pré-incubação no seu Hotel de Projetos.

A segunda etapa, uma apresentação oral da ideia de negócio ao Comitê de Seleção, vai acontecer na próxima sexta-feira (20), a partir das 9h, na Coordenação de Extensão. Dessa forma, é recomendado aos candidatos que se apresentem com pelo menos 15 minutos de antecedência ao local da avaliação.

Serão selecionados até quatro projetos, com equipes compostas por uma ou mais pessoas do público ao qual se destina o edital do processo seletivo.

Para ver o resultado, clique aqui.

 

O processo seletivo

A seleção é destinada a alunos ativos, egressos, servidores do IFRN e comunidade externa, para submissão de ideias com potencial inovador para serem transformadas em empreendimentos no eixo tecnológico eletrônica e negócios, que buscam por produtos, serviços e processos inovadores.

Os empreendedores e suas propostas serão avaliados segundo critérios como: formação técnica, disponibilidade e comprometimento, viabilidade tecnológica, potencial de transformação da ideia em negócio, aderência às áreas de interesse do IFRN, potencial econômico-financeiro da ideia, vantagem competitiva de mercado, clareza na definição do negócio, etc.

O processo seletivo está dividido em duas etapas eliminatórias: a primeira consistia na submissão por escrito da ideia do negócio com base no modelo do plano descritivo e triagem por parte do Comitê de Seleção; já a segunda será uma apresentação oral de ideia de negócio àquele comitê. 

O resultado final do certame será divulgado no dia 23 de julho no Portal do IFRN.  

 

A Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN)

A ITZN busca induzir o processo de criação e fortalecimento de empresas inovadoras ou start-ups, mediante a promoção de serviços especializados de apoio técnico e operacional que facilitam a consolidação de ideias empreendedoras e empresas nascentes. A incubadora atua no sentido de minimizar o risco de falência das empresas nos primeiros anos de desenvolvimento dos seus produtos e/ou serviços e, em especial, durante a fase de inserção no mercado concorrencial.

Nesse sentido, a incubadora visa prospectar, capacitar e selecionar empreendedores que apresentem ideias de produtos, processos ou serviços inovadores, com potenciais diferenciais de mercado e viabilidade técnica e econômica, para integrarem o Hotel de Projetos da ITZN, através de processo de pré-incubação.


Metodologia de pré-incubação

O Hotel de Projetos se destina a um processo de orientação e capacitação continuada de equipes, formadas por uma ou mais pessoas e tutoreadas por servidores do Campus, com formação na área de conhecimento da ideia a ser desenvolvida. 

Funciona assim: os projetos serão amadurecidos por seis meses, período máximo de permanência da equipe nessa fase, visando não apenas a melhoria das ideias de negócio, mas a formação de empreendedores nas dimensões da gestão, econômico-financeira, marketing e desenvolvimento tecnológico.

Desse modo, o Hotel oferece a oportunidade de assessoramento técnico e capacitações fundamentais para o desenvolvimento de projetos, na tentativa de fomentar a cultura empreendedora, a manifestação criativa dos participantes e o incentivo à formalização de empresas locais.


Serviços

No que diz respeito à infraestrutura, os selecionados terão à disposição a sala do Hotel de Projetos, os laboratórios do Campus e acesso à biblioteca. Para o apoio e desenvolvimento dos empreendimentos, vão dispor de capacitação nas dimensões gestão, capital, mercado e tecnológica; interação com outras instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; e apoio à participação em eventos na área de empreendedorismo.

Para mais informações, acesse o edital.

 

Conteúdo relacionado:

05/07/2018 - Inscrições abertas para seleção de ideias para pré-incubação