Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INSTITUCIONAL

Direção-Geral do Campus divulga mensagem de ano novo

Valdemberg destacou sentimento de inconformismo como propulsor de novas conquistas em 2018

Publicada em 31/12/2017 Atualizada há 1 ano

Diretor também agradeceu aos servidores por mais um ano de dedicação ao trabalho e boa convivência

A Direção-Geral divulgou, na tarde desta sexta-feira (29), uma mensagem à comunidade escolar sobre este fim de ano. 

No texto, o diretor-geral Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa destacou a importância do sentimento de inconformismo em cada servidor, como propulsor de novas conquistas para 2018.

Leia a mensagem na íntegra:"Prezado(a)s,

Chegamos a mais um final de ano, a mais uma jornada em conclusão, e a mais um momento de reflexão.

Penso que nosso trabalho é lidar, cotidianamente, com possibilidades, sonhos, ousadias, entusiasmos, e por muitas das vezes, com alegrias e tristezas, e esse cenário se mistura em nossas vidas, de um modo geral, também do ponto de vista pessoal.

Mas acredito que deveríamos estar melhor inseridos em um contexto de inconformismo.

Explico.

Me refiro àquele inconformismo salutar, esse que nos impulsiona na busca do impossível. Aquela coisa de utopia, de um lugar que nunca alcançaremos, mas é o que nos faz caminhar em direção ao futuro, pois acredito que a obtenção dos resultados que buscamos, insistentemente, todos os anos, deve ser pautado pelo incômodo, pois ao acomodarmos nossa rotina, e deixarmos que a indiferença se instale, deixando os sonhos e a ousadia somente para os mais jovens, os inconformados por natureza, e nos conformamos e nos paralisamos diante da vida, seja ela profissional ou pessoal, sucumbimos.

Desejo que todos nós reaprendamos, todos os dias, a ousar, a sonhar, a se incomodar e a lutar por suas conquistas e realizações, com um certo inconformismo, como um sentimento que não deve jamais ser deixado de lado, que não podemos permitir que se apague, pois nos permite seguir em frente, como protagonistas de nossa história, e na perspectiva de que melhoremos sempre.

A capacidade de atribuir significado ao que fazemos nos diferencia dos animais, dito irracionais, mas é indispensável que, o que quer que façamos, façamo-lo com dedicação e empenho, e com disposição honesta para o aprendizado constante. Nunca estaremos prontos!

Que sejamos constantemente inconformados, incomodados, para que esse incômodo se traduza em luta por uma prática cotidiana ética e moralmente adequadas, seja por uma melhor convivência social ou no trabalho, ou pela possível e necessária interferência positiva que todos devemos fazer na sociedade, e que tenhamos energia para lutar, em meio a tantos desafios que se anunciam, por uma educação que forme indivíduos aptos ao julgamento, ao discernimento moral e ético voltados para uma sociedade com mais justiça social, com menos desigualdade, e com mais tolerância em todos os campos da convivência humana.

Que no ano de 2018 tenhamos renovada a nossa capacidade de sonhar, de se incomodar, de não se conformar com o estabelecido, e sobretudo, que seja renovada nossa esperança, do verbo esperançar.

Agradeço a todos por mais um ano de muita dedicação ao trabalho, de boa convivência, e que resultaram em muitas realizações institucionais do Campus Natal Zona Norte.

Desejo a todos vocês um FELIZ ANO NOVO!

Abraço fraterno.

Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa"