Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LICENCIATURA

Curso chega ao último dia da Selinfo acumulando resultados positivos

Programação da Semana empolgou participantes, que lotaram espaços destinados ao evento

Publicada em 30/11/2018 Atualizada há 1 ano

Na noite de quinta (29), público prestigiou mesa-redonda sobre participação feminina na computação e nas áreas tecnológicas

Ser aluno do curso superior de Licenciatura em Informática do Campus Natal - Zona Norte tem se tornado motivo de orgulho. No primeiro semestre, o curso foi avaliado pelo Ministério da Educação com o Conceito 5, que indica "perfil de qualidade excelente", de acordo com relatório da Pasta. Nesta semana, mais um motivo para comemorar: salas e auditório lotados de professores, estudantes e profissionais, que costumam aguardar o ano todo para participar da programação da Semana de Licenciatura em Informática, que reúne palestras e mesas-redondas sobre temas importantes da área. 

Na avaliação da comissão organizadora, a quinta edição da Selinfo foi um sucesso. "Em todas as atividades tivemos participação significativa dos nossos estudantes, não apenas em número, mas também nas discussões e reflexões que surgiram em cada debate. Recebemos convidados de grande relevância e conhecimento para tratar de cada um dos temas abordados", avaliou o professor Francisco das Chagas Júnior, coordenador do evento.

Segundo o educador, os organizadores buscaram, nesta edição, discutir temas atuais como tecnologias educacionais, robótica educacional, empreendedorismo tecnológico, mídias sociais e a participação das mulheres na tecnologia. "Temos certeza absoluta de que tratar de questões tão importantes e atuais trouxe muito aprendizado e conscientização aos nossos estudantes", concluiu.

 

Voluntários como peça-chave

Um bom curso não se faz somente com bons educadores: deve ter estudantes comprometidos com o aprendizado, motivados e, quando necessário, atuando em conjunto para realizar eventos como a Selinfo. "Participar de um evento como este, em crescimento, foi de extrema relevância pessoal e profissional, sobretudo acadêmica, pois pude perceber a sua importância nas experiências curriculares que nos servem como 'divisores de águas', direcionando nossas futuras carreiras", destacou a licencianda Jéssica Edly.

No seu caso, o trabalho voluntário teve início meses antes. "Para definir a programação, adotamos critérios sugeridos pelo professor Francisco, como, por exemplo, abordar os pontos mais meritórios existentes na sociedade atual. Buscamos tratar de aspectos significativos na área da tecnologia, debatendo assuntos relacionados a: robótica; startup; tecnologias voltadas para a redução das desigualdades; informática na educação básica; e inserção da mulher na área computacional, um dos temas cuja procura também foi grande", complementou.

Um exemplo disso foi, de fato, a presença do público lotando o auditório na noite de ontem (29) para a mesa-redonda que tratou da participação das mulheres na computação e nas áreas tecnológicas. O momento contou com três convidadas: as professoras Cláudia Ribeiro e Tainá Medeiros, dos projetos "Code Girl" e "Meninas Também Jogam", respectivamente, e a ex-aluna do Campus Jéssica Diniz. 

Presente à mesa como mediadora, a professora Alba Lopes aproveitou para elogiar a iniciativa. "Para mim, foi muito importante participar desse momento pela relevância do tema e pela aderência com a temática "Ciência para Redução das Desigualdades" da Semana de Ciência e Tecnologia. Os projetos apresentados aqui são importantes para inspirar nossas jovens a perceberem que também há espaço para elas nessa área, que hoje conta com apenas 20 a 25% de mulheres", disse.


Céu de estrelas

Hoje, último dia de evento, outra boa notícia. O curso recebeu a quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. A nota foi publicada no Guia do Estudante Profissões - Vestibular 2019, já nas bancas e em breve no site do GE. 

A avaliação é realizada a partir dos dados da avaliação anual de cursos superiores, realizada pelo Guia do Estudante (GE) há mais de 21 anos. Durante nove meses, 19 profissionais do GE contam com a ajuda de mais de 3 mil professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados.

Só são atribuídas notas aos cursos que atendam aos seguintes critérios:

  • ser um curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente) – com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas;
  • possuir turma formada há pelo menos um ano;
  • ser presencial;
  • ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Depois de definidos, os cursos são avaliados por professores e coordenadores. A avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, além do conhecimento prévio que o avaliador possui sobre a faculdade que vai analisar.

Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham. A avaliação é feita por conceitos: excelente (5 estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do GE nos 5 últimos anteriores influencia.

Logo, as estrelas representam o resultado da média das notas dadas pelos avaliadores.


Conteúdo relacionado: 

30/11/2018 - Cerimônia de premiação acontece na noite desta sexta (30)

29/11/2018 - Redução das desigualdades é tema da Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN

29/11/2018 - Comunidade acadêmica 'respira' tecnologia a semana toda

29/11/2018 - Jovens de escolas públicas visitam Semana de Ciência e Tecnologia

23/11/2018 - Cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira (26)

23/11/2018 - Serviço Social anuncia mudanças em programas durante SCTZN

23/11/2018 - Inscrições abertas para atividades da Semana de Ciência e Tecnologia

19/11/2018 - Comissão organizadora divulga programação do IV Sipex

16/11/2018 - HackZN é novidade da Semana de Licenciatura em Informática

16/11/2018 - Inscrições abertas para voluntários da VIII Semana de Ciência e Tecnologia

14/11/2018 - Divulgada lista de trabalhos aprovados para o IV Sipex

30/10/2018 - Inscrições para submissão de trabalhos para o IV Sipex segue até 4 de novembro

29/10/2018 - Divulgada lista de trabalhos finalistas para V Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN

26/10/2018 - Inscrições prorrogadas para submissão de trabalhos para o IV Sipex

18/10/2018 - Inscrições abertas para submissão de trabalhos para o IV Sipex

02/10/2018 - Inscrições prorrogadas para Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN

26/09/2018 - Inscrições para Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN seguem até sexta (28)