Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Criada há 6 meses, incubadora de economia solidária comemora resultados

IFSol contribui hoje com o desenvolvimento de 16 pequenos empreendimentos do RN

Publicada em 04/10/2018 Atualizada há 1 ano

Incubadora tem contribuído para desenvolver e capacitar produtores de associações e cooperativas de economia solidária do estado

A Incubadora para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol) completou seis meses de atuação no Campus apresentando resultados. Até então, a IFSol tem prestado consultoria a 16 empreendimentos de economia solidária situados no Rio Grande do Norte, através do desenvolvimento e da capacitação técnica e profissional que contribuiu para o crescimento mercadológico dessas associações e cooperativas.

No primeiro sábado do mês, até o final do ano, representantes da IFSol, sob a coordenação da professora Denise Momo, participam da Feirarte Potiguar de Economia Solidária, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), em Natal. Criada pela incubadora, em conjunto com entidades e incubadoras de economia solidária da UFRN, a mostra de artesanato já está em sua terceira edição.

"Reconhecemos o potencial da feira que já existia no local e, após análise de campo e conversas com os artesãos do local, que nunca haviam recebido qualquer suporte de consultoria, decidimos criar um evento com produtores de artesanato de vários pontos do estado que reunisse cultura, preço justo e entretenimento", explicou Raabe Martins, bolsista da incubadora.

 

Na busca de aprendizado e capacitação para capacitar

Em setembro, a equipe do IFSol participou de três eventos. No primeiro, a 24ª Exposição Agropecuária de Lajes/RN, que contou com a participação também de servidores dos campi João Câmara, Lajes e Nova Cruz, as bolsistas da incubadora Steffany Lima e Raabe Martins apresentaram as propostas do projeto vinculado às consultorias desenvolvidas nas associações e cooperativas. 

Na sequência, a II  Bienal de Gestão e Negócios do IFRN, realizada de 10 a 11 de setembro no Campus Nova Cruz, serviu para apresentar à comunidade acadêmica o andamento do trabalho e os resultados das consultorias aplicadas na Cecafes. Por último, de 12 a 14 de setembro, servidores do projeto trocaram experiências com representantes de incubadoras e grupos atuantes em economia solidária do Nordeste durante o VI Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária (ENIES). Na ocasião, eles destacaram a importância do projeto no sentido de ajudar empreendedores econômico-solidários a enfrentar na organização, divulgação e comercialização de seus produtos.