NOTA DE ESCLARECIMENTO

Coordenação do PFRH esclarece atraso no pagamento das bolsas do programa

Problema se deve ao não recebimento de todos os recibos de viagem encaminhados aos alunos.

Publicada em 19/04/2013 Atualizada há 1 ano

Coordenador do PFRH no IFRN explica situação e diz que as providências já estão sendo tomadas.

A coordenação do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos no IFRN (PFRH) emitiu, nesta quinta-feira (19), uma nota de esclarecimento acerca do atraso no pagamento das bolsas do programa. As palavras são do coordenador do PFRH no Instituto, o professor Gilson Medeiros:

"Prezados coordenadores do PFRH nos diversos Câmpus e Diretorias,

Como é do conhecimento de vocês, o nosso programa recebe verbas a cada seis meses. Para que isso aconteça, encaminhamos semestralmente a prestação de contas à Petrobras. Somente é liberada a parcela seguinte após a análise e a comprovação de toda essa documentação. No entanto, a comprovação de certas despesas, como o pagamento de diárias a alunos e professores que viajam por conta do programa (que devem ser mediante a assinatura de recibo) está atrasada. Isso aconteceu porque nem todos os recibos encaminhados aos alunos foram assinados e devolvidos.

Como os recursos que tínhamos em conta foram quase totalmente usados, estamos sem recursos para o pagamento de bolsas, assim como de qualquer outra despesa. Preocupa-nos essa questão, uma vez que as demais despesas podem, às vezes, ser postergadas, mas a bolsa, não, já que ela representa não raramente uma parcela significativa da renda familiar do bolsista.

No momento, estamos aguardando a análise da prestação de contas e o envio da nova fração para que se dê continuidade aos compromissos do convênio. Esperamos que até o início de maio recebamos o dinheiro, para, que assim, o pagamento das bolsas (dos que entregaram os relatórios) seja normalizado. Tão logo recebamos da Petrobras a próxima parcela de recursos, encaminharemos todos os pagamentos. As providências burocráticas para tanto já estão sendo tomadas.

Agradecemos a compreensão".

Para mais esclarecimentos, é só ligar para (84) 3215-2714.

O programa é uma iniciativa da Petrobras que busca, a partir de convênios com instituições de ensino, ofertar bolsas para estudantes em diferentes níveis de ensino, visando à formação de recursos humanos nas áreas de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis.