Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LICENCIATURA

Concluinte se emociona ao participar de colação de grau individual

"É a concretização de um sonho", revelou Jeanne. Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (10)

Publicada em 11/01/2018 Atualizada há 1 ano

O IFRN não é apenas uma escola, é uma mãe, pois sempre deu todo o suporte pra gente", agradeceu a estudante

A concluinte do Curso Superior de Licenciatura em Informática Jeanne da Silva Barbosa Bulcão é a mais nova licenciada em Informática do Campus Natal - Zona Norte. A cerimônia de colação de grau em separado, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), na Diretoria Acadêmica, foi presidida pelo diretor-geral Valdemberg Magno Pessoa e contou com a participação do diretor acadêmico em exercício, Edmilson Campos Neto, do coordenador de Comunicação Social e Eventos, Neiryvan Maciel da Cruz, além de amigos e familiares da graduanda.

A estudante precisou colar grau antes da turma, que vai participar da solenidade coletiva marcada para o dia 28 de março, devido a sua aprovação para o Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação do IFRN, oferecido pelo Campus Ceará-Mirim. Um dos pré-requisitos para matrícula é a apresentação do diploma da graduação.

Emocionada, Jeanne, egressa do Curso Técnico em Informática na modalidade EJA, outrora ofertado no Campus Natal - Zona Norte, falou sobre a sensação de concluir o curso superior. "Fico feliz por me formar em um curso inovador, que sempre quis, que me permitiu unir o ensino da informática ao conhecimento pedagógico. O grau de licenciada em informática representa também a culminância de todo um processo de evolução profissional. É a concretização de um sonho", revelou.

 

Melhor momento

Em abril de 2017, a estudante teve seu artigo científico aprovado para um evento nacional: o II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), que aconteceu no mês seguinte em Mamanguape, Paraíba. 

Em sua pesquisa, a partir da vivência no curso, Jeanne analisou inicialmente resultados parciais de um trabalho que trata de um mapeamento do ensino de algoritmo e da lógica computacional em cursos de licenciatura das áreas de Informática e Computação em todo o Brasil. O estudo aponta também as diferentes dimensões dos documentos de cursos e a sua importância para estudos e pesquisas.

O professor Edmilson Campos, responsável por orientar a aluna junto com a professora Keila Cruz, comentou sobre o trabalho. "Esse mapeamento versa sobre a forma como os componentes curriculares dessas disciplinas são ofertados nas matrizes curriculares dos cursos analisados, abordando, sobretudo, aspectos estruturais, tais como carga horária e período da oferta mais comum, conteúdos mais abordados, etc".

 

Só agradecer

A estudante atuou, durante quase quatro anos, como bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), cuja proposta é desenvolver ações que favoreçam avanços na prática da formação de professores do Curso de Licenciatura em Informática do Campus e melhorar a qualidade do ensino das escolas públicas do entorno do Instituto. A jovem desenvolveu, nesse período, cursos gratuitos de introdução à microinformática na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes, situada no Conjunto Santarém, onde adquiriu bastante experiência.

"O PIBID foi muito importante para mim, aprendi muito através desse programa. Devo isso ao IFRN, que para mim não é apenas uma escola, é uma mãe, pois sempre deu todo o suporte pra gente. Agradeço também especialmente a professora Pauleany Simões, que me acompanhou em boa parte do tempo em que estive na bolsa", completou.

 

Próximos passos

Licenciada em Informática e, daqui a poucos dias, aluna do curso de especialização oferecido pela Instituição, Jeanne já faz planos. "Não quero parar. Em breve, quero entrar para o mestrado profissional".