ROBOCUP LOGISTICS

Campus recebe medalha em competição latino-americana de robótica

Equipe do Projeto Maria se classificou também para etapa do torneio na Austrália, em 2019

Publicada em 16/11/2018 Atualizada há 12 meses

Moisés, Anne e Luana (esquerda), do curso de Eletrônica, competiram em categoria que reuniu mestrandos e doutorandos

A equipe composta por Anne Caroline Silva, Moisés Medeiros e Luana de Macedo, do Curso Técnico em Eletrônica, conquistou, no sábado (10), o 3º lugar da LARC – Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica 2018, da modalidade Robocup Logistics. Essa categoria do evento, que aconteceu em João Pessoa-PB, reúne equipes com estudantes de nível superior, mestrado e doutorado.

"A Robocup Logistics é focada em robôs móveis industriais, que devem ser autônomos e inteligentes para explorar, analisar e mapear ambientes industriais, traçando caminhos que sejam mais eficazes para o transporte de peças e equipamentos", explicou Luana.

O pódio do evento, que reuniu equipes de todo o país, contou também com as equipes dos Institutos Federais do Tocantins (IFTO, 1º) e da Paraíba (IFPB, 2º), que se classificaram, junto com o time do Campus, para representar o Brasil na Robocup 2019, que acontece na Austrália.

Na visão do professor Pedro Ivo Nascimento, orientador dos trabalhos, o resultado coroou o esforço da equipe em 2018. "Os alunos se esforçaram muito neste ano para desenvolver as melhorias no robô que levamos para a competição. A experiência que adquirimos no mundial deste ano foi essencial para o avanço do nosso robô. Conseguimos levar um robô muito mais preciso e otimizado em relação as nossas participações anteriores. O próximo passo é a preparação para o mundial, esperamos continuar com a parceria que construímos com o IFPB e o IFTO e representar o Brasil com os três melhores robôs", projetou.

O Projeto MARIA

Anne, Luana, Moisés e outros alunos do Campus participam ativamente do desenvolvimento de estudos em robótica na escola, com encontros diários na sala do MARIA – Movimento Aberto de Robótica, Inovação e Automação. Esse projeto existe desde 2015 com a proposta de familiarizar estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus, na forma integrada, com competições de Robótica.

O nome do grupo foi inspirado no filme alemão Metrópolis (1927), cuja protagonista, Maria, teve um robô construído com a sua aparência no longínquo ano de 2026. Foi o primeiro robô de ficção científica da história do cinema. "Ficamos satisfeitos ao perceber que o nome atraía a curiosidade das pessoas para o laboratório onde realizávamos as pesquisas", revelou o estudante Rohdriggo Cardoso.

O dia-a-dia no projeto conta com estudo, prática e troca de conhecimento entre os participantes. “Atualmente trabalhamos em duas frentes: uma é a montagem do robô, na qual planejamos estratégias para realizar circuitos com o protótipo construído no menor tempo possível; a outra é a pesquisa, quando discutimos os rumos do projeto para a semana com base no estudo e nas ideias dos componentes da equipe” explicou o aluno Gabriel França.

Para fazer parte do projeto, basta ser aluno de qualquer curso técnico de nível médio do Campus e procurar a sala do MARIA, localizada no final do corredor administrativo do Bloco A.

Desde o início dos trabalhos, o grupo recebe orientação de Pedro Ivo.

A competição

A Robocup é considerada a maior competição de robótica do mundo. Criada inicialmente como uma concorrente da Copa do Mundo de Futebol, contava com disputas de futebol de robôs. Hoje em dia, tornou-se muito maior e conta com as mais diversas categorias, desde o futebol, passando pelo resgate e pela logística industrial.

O evento é organizado pela Robocup Federation e é uma iniciativa científica, que tem como objetivo promover avanços no que diz respeito à inteligência robótica. Desta edição vão participar 35 países, o que representa cerca de 4 mil pessoas e 5 mil robôs nos dias de competição.

Conteúdo relacionado:

15/06/2018 - A convite do MEC, alunas representam Brasil em torneio de robótica no Canadá

24/08/2017 - Equipe fica entre melhores do RN no Regional de Robótica

14/12/2016 - Alunos conquistam dois primeiros lugares em competição de robótica

19/10/2016 - Alunas do Projeto Maria participam de competição internacional

13/07/2016 - Portal dos Institutos Federais destaca preparação de alunos para seletiva de principal competição de robótica do mundo

11/07/2016 - Alunos representam o estado em fórum científico na Bahia

15/03/2016 - Alunos disputam competição de robótica no Distrito Federal

03/02/2016 - Grupo de estudo desperta interesse dos alunos pela Robótica e já dá resultados