35ª OBM

Começam as inscrições para a 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Os interessados têm até 30 de abril para participar

Publicada em 22/04/2013 Atualizada há 1 ano

A iniciativa visa descobrir jovens talentos e estimular o pensamento criativo dos participantes

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para a 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática, a OBM. A competição é uma iniciativa destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e estudantes universitários de graduação de todo o país. O certame desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e ciências afins, além de estimular o pensamento criativo dos jovens participantes.

Em 2012, mais de 200 mil alunos participaram da olimpíada que é aplicada em três fases. Como parte da premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2014. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática.

Cabe ressaltar que as provas da 1ª fase da OBM e da OMRN, a Olimpíada de Matemática do Rio Grande do Norte, são as mesmas. Quem se inscrever nessas competições está automaticamente inscrito na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, cuja primeira prova será aplicada no dia 4 de junho.

A OBM é uma ação conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) - por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Para se inscrever nas três olimpíadas, clique aqui.