Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Com projeto voltado para surdos, dupla ganha credencial para evento no México

Equipe recebeu também medalha de ouro na Infomatrix. Mostra aconteceu em Araranguá/SC

Publicada em 09/10/2018 Atualizada há 1 ano

Yago e Gabriel desenvolveram o DALILA, dispositivo para aprendizado e interpretação para a Língua Brasileira de Sinais

Os alunos Yago Gabriel e Israel Santos receberam o medalha de ouro, que corresponde ao segundo lugar geral da Infomatrix Brasil 2018, que aconteceu de 2 a 5 de outubro em Araranguá, Santa Catarina. Além disso, a equipe, que conta também com o estudante Matheus Felipe Rodrigues, obteve o credenciamento para a Infomatrix Latinoamérica, que será realizada em 2019 em Guadalajara, México.

O grupo criou o DALILA, um dispositivo para aprendizado e interpretação para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que busca ajudar deficientes auditivos a superarem dificuldades referentes à comunicação, inclusão social e ao desenvolvimento da sua vida acadêmica. "Vamos confeccionar um par de luvas que, associado a um aplicativo para dispositivos móveis, vai detectar os movimentos da língua de sinais executados pelo usuário, convertê-los em áudio (na função intérprete) ou texto (função aprendizado) e apresentá-los através do smartphone ou tablet", explicou o professor Ailton Torres, orientador do trabalho.

Segundo o profissional, o par de luvas será feito com sensores de aceleração, que vão captar os movimentos dos dedos e mãos e enviá-los para um microcontrolador do tipo Arduíno e, em seguida, para um aplicativo no dispositivo do usuário, através de um módulo Bluetooth. Esses materiais vão ficar acoplados no interior da luva. 

Na opinião do educador, o projeto vai se tornar diferente de outros já criados, pois não vai captar apenas letras do alfabeto, mas também palavras e frases. "Com ajuda da luva e do aplicativo, o utilizador vai poder ser compreendido com mais facilidade, podendo realizar tarefas do dia-a-dia com independência como fazer compras, conversar ou pedir alguma informação. Além disso, o dispositivo vai servir como ferramenta do ensino da LIBRAS, tornando a aprendizagem mais rápida, prática e correta, proporcionando um alto rendimento de deficientes auditivos, alunos do ensino superior e técnico e de ouvintes interessados em aprender a língua de sinais", concluiu.