Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

JIFs 2017

Com atletas do Campus, IFRN participa dos Jogos dos Institutos Federais

Etapa regional da competição acontece de 18 até 23 de julho no Ceará

Publicada em 19/07/2017 Atualizada há 1 ano

Atletas do Campus Zona Norte são maioria no time de handebol do IFRN que disputa os JIFs

E ainda é tempo de competição para o IFRN. Após o sucesso da 6ª edição dos Jogos Intercampi da Instituição, realizado no Campus Currais Novos, que movimentou o Seridó, é hora de invadir o Ceará. O Centro de Formação Olímpica de Fortaleza será a arena das disputas da Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017).

Desde terça, 18, até o dia 23 de julho, 180 estudantes dos campi Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Lajes, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros e São Paulo do Potengi competirão em 11 modalidades. Todos os IF’s do Nordeste estão enviando atletas aos jogos. Da Zona Norte foram convocados atletas para as equipes de atletismo, handebol e natação.

Para Dário Maia, coordenador do Grupo de Trabalho responsável pelos jogos, o esforço é válido e gratificante: “Nós estamos preparando esses jogos há mais de três meses. Junto à Diretoria de Atividades Estudantis (Digae) conseguimos articular recursos e, assim, levaremos nossas delegações para participar de todas as modalidades em disputa”, disse.


Viagem

O Grupo de Trabalho organizou uma reunião prévia entre professores, atletas e seus responsáveis. Durante o encontro, o professor Arnóbio Araújo, diretor-geral do Campus Natal-Central, tranquilizou aos pais: “temos um ótimo histórico de viagens a jogos: fomos a Foz do Iguaçu, Belém do Pará e Brasília, por exemplo. Lugares longe e nossas delegações sempre tiveram comportamento exemplar”,

Para enfrentar os quase 600 km em pouco menos de 10h, contando com as paradas, cinco ônibus e uma van seguem para o Ceará. Na terça saem professores, técnicos e as seleções de handebol, vôlei (de quadra e de areia), tênis de mesa, basquete, xadrez, futebol e futsal; na quarta seguem o judô e a natação; na quinta, por fim, é a vez do atletismo. Com paradas em Ipanguaçu e Mossoró, pelo caminho o grupo ainda vai pegar estudantes das equipes dos campi da Região Oeste do RN.


Brasileiro

Durante a reunião, a professora Gizelda Maia falou sobre a importância de cada etapa dos jogos: “cada reunião dessa é um degrau de uma escada que a gente está subindo. Tivemos, para chegarmos a essa reunião e viajarmos para Fortaleza, duas etapas do Intercampi. Ontem o nosso objetivo era a Regional; hoje o objetivo é ser campeão da Regional para ir para o Brasileiro, que será em Poços de Caldas, em outubro. Para que se alcance esse objetivo, temos de traçar metas e estar focados”, finalizou Gizelda, que está à frente das equipes do vôlei.

Para acompanhar as disputas e resultados da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais fique atento as nossas redes sociais e ao Portal do IFRN.