Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

III SECITEX

Com 3.300 credenciados, IFRN celebra abertura da III Secitex

Em Caicó, evento reúne trabalhos e apresentações dos campi, entre eles o da Zona Norte

Publicada em 30/11/2017 Atualizada há 12 meses

III Secitex acontece até quinta-feira (30) na Ilha de Santana, em Caicó, e é aberta ao público

Nessa terça-feira (28) foi dada a largada para o maior evento do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. A III Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), realizada neste ano no Complexo Turístico da ilha de Santana em Caicó/RN e norteada pelo tema “A Matemática está em tudo!”. Realizado em parceria com a prefeitura, o evento segue até a quinta, 30/11, é e aberto ao público. 

As atividades da Secitex tiveram início às 16h no Complexo Turístico da Ilha de Santana. Em suas primeiras horas houve um credenciamento recorde de 3.300 pessoas, incluindo alunos e professores do Campus Natal - Zona Norte, confirmando as expectativas de sucesso de público ao evento. À noite, a partir das 20h, foi iniciada a cerimônia oficial de abertura que contou com a presença de estudantes, servidores, diretores de campi, diretores acadêmicos, pró-reitores e do reitor do IFRN, além das autoridades municipais. 

Em sua fala, o presidente da comissão central de organização do evento, o professor Max Miller da Silveira, deu as boas-vindas ao público presente, abrindo os discursos da cerimônia oficial. "A Secitex em Caicó foi possível porque servidores e alunos abraçaram o evento", comentou. Na sequência, falaram o diretor do Campus Caicó, o professor Alexandro Diógenes Barreto, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó, Diego Vale, e o reitor do Instituto, o professor Wyllys Farkatt Tabosa. Alexandro Diógenes agradeceu à equipe do Campus Caicó pela organização do evento, fala que também marcou o discurso do reitor do Instituto, o professor Wyllys Farkatt. 

Após os discursos, iniciou-se as apresentações culturais que foram animadas pelos professores Leonardo Barreto e Rodrigo Albuquerque, do Campus Santa Cruz. A noite foi marcada por shows de poesia e dança, como também pela palestra “Metodologia Científica ao Alcance de todos”, ministrada pelo professor Felipe Ribeiro, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). As atividades foram finalizadas ao som do frevo da Banda do Magão, de Caicó. 


Sobre a III Secitex

A Secitex surgiu da necessidade de integrar os principais eventos de Pesquisa e Extensão da Instituição, tem caráter itinerante e integra sete eventos: XIII Congresso de Iniciação Científica (Congic), o V Simpósio de Extensão, a V Mostra Tecnológica do IFRN, o II Prêmio de Empreendedorismo Inovador, a IV Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Caicó, a II Mostra Coletiva de Arte e a III Olimpíada de Robótica do IFRN. Este ano foram aprovados cerca de 427 trabalhos.


Acesse: