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LICENCIATURA

Estudantes publicam capítulo de livro sobre tecnologia digital na educação

14/05/2019 - Artigo descreve estudo de caso realizado em escola da Zona Norte de Natal

Estudantes publicam capítulo de livro sobre tecnologia digital na educação

Capítulo da obra de autoria do grupo tem como base artigo aprovado para o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, em 2017

Os alunos Darcleiton Martins, Lucas Barbosa e Paulo Augusto Junior, a ex-aluna Jeanne Bulcão e o professor Diego Nascimento, todos do Curso Superior de Licenciatura em Informática, tiveram publicado, nesta segunda-feira (13), um dos capítulos da versão online do livro “Informática Aplicada à Educação 2”, da Atena Editora.

A base do capítulo 12 da obra tem como base o artigo, de autoria do grupo, aprovado para o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, do qual participou em 2017. O capítulo 12 do Livro intitulado A subdivisão do livro – "Estudo de Caso sobre Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos Discentes do Ensino Médio: Propostas de Intervenção do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Informática" – descreve o método de abordagem científica realizado na Escola Estadual Professor Varela Barca, localizada no Conjunto Soledade II, Zona Norte de Natal.

A pesquisa investigou o uso das TDICs – tecnologias digitais de informação e comunicação – pelos estudantes da escola, assim como propôs ideias de ações para intervenções do PIBID, subprojeto de Informática junto aos alunos. Segundo Diego, os resultados preliminares apontaram que os alunos da escola enfrentam dificuldades para acessar tecnologias de informação e comunicação e que as ações de intervenção do programa de bolsas devem ser planejadas com vistas a enfrentar a exclusão digital e criar de oficinas e minicursos de incentivo ao pensamento computacional. ​

"O trabalho proporcionou aos alunos um amadurecimento teórico-prático para sua formação quando licenciado em informática, ao mesmo tempo em que eles vivenciaram os desafios encontrados na educação pública na tentativa de promover o Pensamento Computacional", comentou o professor.

De acordo com Jeanne, o interesse em desenvolver a pesquisa "partiu da necessidade de pensarmos ações interventivas da Licenciatura em Informática junto aos alunos considerando o contexto de limitações físicas e tecnológicas da escola". Ela ainda revelou que foi surpreendida na época da pesquisa. “A pesquisa nos permitiu compreender que há espaço de atuação nas escolas para nossa atividade docente; que os estudantes sentiram a necessidade e tinham interesse em atividades relacionadas à atuação do licenciado em informática na escola, seja de minicursos e oficinas para uso de softwares e hardwares, como também no campo da Computação, que muito se alinha àquelas indicadas no currículo do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)".

 

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