Aniversário

Câmpus Zona Norte completa hoje (18) seis anos de funcionamento

Câmpus se tornou referência no Rio Grande do Norte

Publicada em 18/09/2012 Atualizada há 1 ano

Há seis anos, no dia 18 de setembro de 2006, o Câmpus Zona Norte dava inicio às suas primeiras atividades acadêmicas, funcionando provisoriamente no Câmpus Natal-Central. Era só o começo de uma aposta em um projeto pedagógico que assumiu e incorporou a Educação de Jovens e Adultos como uma bandeira para a promoção da mudança de vida de muitos pais de família que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos.

Alguns meses mais tarde, em abril de 2007 e já funcionando em prédio próprio, o campus iniciou as aulas do semestre letivo 2007.1 com cursos técnicos nas modalidades integrada ao ensino médio (regular e PROEJA) e subseqüente, nas áreas de Eletrotécnica e Informática, atendendo a cerca de 300 alunos, como fruto da 1ª fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implementado pelo governo federal por meio do Ministério da Educação, no período de 2003 a 2006.

Ao longo desses anos, muita coisa mudou e evoluiu. Atualmente o Câmpus conta com 55 docentes, 47 técnicos administrativos e 28 terceirizados, que juntos trabalham para oferecer aos 885 estudantes regulares, os seguintes cursos:

·         Técnico de Nível Médio Integrado de Informática
·         Técnico de Nível Médio Integrado em Comércio
·         Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrônica
·         Técnico de Nível Médio Integrado em Comércio na modalidade EJA
·         Técnico de Nível Médio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática na modalidade EJA
·         Técnico de Nível Médio Subsequente em Manutenção de Computadores
·         Técnico de Nível Médio Subsequente em Eletrônica
·         Superior de Licenciatura em Informática

Além dos cursos regulares, o Câmpus ainda atende 490 estudantes inscritos no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - ProITEC, que é um curso na modalidade a distância voltado para alunos do 9º ano da rede pública de ensino como preparação para o ingresso no ensino técnico integrado, por meio de  livros, fascículos e teleaulas.

Hoje o Câmpus Zona Norte é referência no estado do Rio Grande do Norte, implementando e desenvolvendo atividades como o IFRN Sem Fronteiras, a SEMENTE (Semana do Meio Ambiente) e a SEMADEC (Semana Artística, Desportiva e Cultural), sempre envolvendo a comunidade interna e externa em suas programações, com o propósito de ofertar um ensino de qualidade e produzir uma interferência positiva na sociedade local.

O atual diretor, prof. Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa, assumiu o cargo para cumprir seu papel de gestor desse câmpus de 2012 até o ano de 2016. "Nesta data comemorativa, em nome de todos que fazem o Câmpus Zona Norte, desejo um dia de paz e júbilo dentro do espírito de qualidade, comprometimento e responsabilidade que o IFRN dedica ao Rio Grande do Norte", destacou o diretor.