Campus suspende atividades administrativas e acadêmicas desta terça (11)

Suspensão se deve ao luto oficial do Instituto em razão do falecimento de dois servidores do IFRN

Publicada em 10/06/2019 Atualizada há 1 ano

José Yvan e Alex faleceram neste final de semana. Reitor do IFRN declarou luto oficial de três dias

A Direção-Geral do Campus Natal - Zona Norte anunciou, na noite desta segunda-feira (10), a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas desta terça-feira (11), em virtude do falecimento do professor José Yvan Pereira Leite, vinculado à Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN), do Campus Natal-Central, e de Alex Paulino Oliveira, diretor-geral do Campus Natal-Zona Leste. Este último visitou o Campus pela última vez no dia 13 de abril, quando ocupou um assento na mesa de honra na cerimônia de formatura dos cursos técnicos.

Nesse sentido, o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, hoje declarou luto oficial pela morte dos servidores. No Campus, em nome da comunidade acadêmica, o diretor-geral em exercício Edmilson Barbalho Campos Neto lamentou o acontecimento e desejou força aos familiares, parentes e amigos dos servidores para superarem este momento de adversidade.

Alex: compromisso com a educação de jovens e adultos

Alexsandro Paulino de Oliveira, ou simplesmente Alex, como era conhecido, era pedagogo e atuava na Instituição desde 2008. Além de contribuir com as ações do Campus Caicó, estava como diretor-geral do então Campus EaD desde 2016. Alex estava internado desde ontem, em estado de coma. Os médicos avaliavam seu estado e na noite de hoje (10) confirmaram a morte encefálica. Após decisão da família, nesta terça (11), serão realizados procedimentos cirúrgicos para a doação de órgãos.

"É um momento muito difícil para toda a Instituição. Passamos o domingo no hospital, junto a outros amigos e familiares, aguardando as avaliações médicas e torcendo pela recuperação do nosso amigo. Alex fazia parte do Colégio de Dirigentes da Instituição, atuava incansavelmente pela democratização da educação e para o aprimoramento das tecnologias de comunicação e da educação a distância. Com ele, conseguimos a legitimação do nosso Campus EaD, que passou a ser chamado Campus Natal-Zona Leste", declarou emocionado o reitor.

O Campus Natal-Zona Leste foi consolidado no final de 2018 pelo Ministério da Educação, mas já tinha seu foco direcionado à educação a distância. Além da oferta de cursos, o Campus, sob a direção de Alex, ampliou a produção de material didático e se planejava para o implementar mais ações sociais, como a da educação prisional.

José Yvan: uma vida à serviço do IFRN

O professor José Yvan Pereira Leite completaria 26 anos de trabalho dedicado ao Instituto, tendo atuado como pró-reitor de Pesquisa e Inovação durante os oito anos da gestão do professor Belchior Rocha como reitor.

"Era o início de uma nova institucionalidade, com foco na pesquisa e na extensão. Mas o professor José Yvan foi pioneiro, articulando a criação da Editora IFRN, da revista científica Holos e da propagação da ciência e da tecnologia desenvolvidas no Instituto para todo o mundo. Estamos muito comovidos com a perda", declarou o reitor.

José Yvan faleceu nesta segunda-feira (10), após as complicações advindas de um infarto e uma pneumonia. O velório vai acontecer às 18h, no Centro de Velório da Rua São José, e missa de corpo presente às 21h. A cremação do corpo acontece amanhã (11), em cerimônia reservada à família.

"Neste final de semana já enfrentávamos, junto a amigos e familiares, a difícil situação médica vivida pelo amigo e servidor Alex Oliveira, diretor-geral do Campus Natal-Zona Leste. Alex deu entrada no hospital com um incômodo, retornando em seguida à sua residência. Contudo, no domingo, dia 9, precisou retornar, diante de um quadro de parada cardiorrespiratória, que o levou, infelizmente, a entrar em coma. Os médicos estão em constante avaliação, diante da gravidade constatada, mas estamos acompanhando toda a situação no próprio hospital", explicou o reitor Wyllys Farkatt. O falecimento de Alex seria confirmado horas depois.