INTERCÂMBIO

Campus recebe intercambistas de programa especial de incentivo à ciência

Recepção aconteceu hoje (21) no auditório. Visitantes permanecem em Natal até 13 de julho

Publicada em 21/06/2019 Atualizada há 12 meses

Sweda e Nadine, de Estados Unidos e Alemanha, avaliaram como positiva a experiência de conhecer o Brasil e visitar o Campus

O Campus recebeu, na tarde desta sexta-feira (21), 37 jovens intercambistas do Programa BP Global STEM Academies. Os jovens estudantes, de 12 nacionalidades, foram acolhidos no auditório pelo diretor-geral em exercício, Edmilson Barbalho Campos Neto, e pelo professor de Inglês e coordenador da visita, Bruno Ferreira de Lima.

No Campus, após a recepção, foram divididos em dois grupos: um na sala B-07 e outro na sala do MARIA – Movimento Aberto de Robótica, Inovação e Automação – projeto que existe desde 2015 com a proposta de familiarizar estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus, na forma integrada, com competições de Robótica. Os visitantes participaram, no local, da montagem de um robô e assistiram a uma apresentação dos alunos, na qual explicaram como planejam as estratégias para realizar circuitos com o protótipo construído e discutem os rumos do projeto com base no estudo e nas ideias dos componentes da equipe.

No Brasil desde o dia 16 de junho, eles seguem no país até 13 de julho, período em que visitam instituições científicas de ponta em Natal, como a UFRN e o IFRN. "O ensino aqui é diferente aqui. As pessoas são mais próximas, as aulas são mais interativas. Gostei muito da comida, da carne, das goiabas (risos) e de ver que há muitas árvores", revelou a norte-americana Sweda Vijay.

Nesse sentido, a alemã Nadine Kulik destacou a proximidade entre as pessoas como estímulo para estudar no Brasil. "As pessoas são mais abertas, amigáveis, aqui. Com certeza, tem sido incrível poder vivenciar isso", ressaltou.

O BP Global STEM Academies

O programa é uma parceria entre o IFRN, o AFS Intercultural Programs e a British Petroleum. O objetivo é estimular o interesse nas áreas de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática, de maneira internacionalizada, para proporcionar vivências dos estudantes com a cultura local. Durante o período de estudo, os intercambistas participarão de aulas, palestras, visita à usina fotovoltaica do IFRN, oficinas e competição de matemática, além de atividades nos outros campi do Instituto.

Como na edição de 2018, o programa acontece, simultaneamente, no Brasil, no Egito e nos Estados Unidos (EUA) e conta com participantes de países como África do Sul, China, Egito, França, Alemanha, Hungria, Índia, Indonésia, Trinidad e Tobago e EUA.

Para mais informações sobre oportunidades de intercâmbio, acesse https://www.afs.org.br.