Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Campus leva o Brasil para o pódio da Genius Olympiad

Estudantes conquistam o bronze em competição americana sobre sustentabilidade

Publicada em 18/06/2018 Atualizada há 1 ano

Caio e Júlia voltam de Nova York com o bronze pelo projeto "Fibrocimento"

Enquanto o Brasil vive o clima de Copa do Mundo, os estudantes Caio Pereira e Júlia Nunes estavam em Nova York na sexta-feira (15) ansiosos pelo resultado da Genius Olympiad, maior competição mundial de projetos voltados para a sustentabilidade. O resultado foi a medalha de bronze para o Fibrocimento, pesquisa que propõe o tratamento adequado da fibra da casca do coco verde para aplicação em materiais de alvenaria.

A Genius Olympiad aconteceu no período de 12 a 16 de junho, nos EUA, com a participação de jovens pesquisadores de todo o mundo. Caio e Júlia são alunos do curso técnico integrado em Eletrônica e tiveram a orientação do professor Roberto Lima. 

Para o orientador, a medalha é o resultado do investimento da Instituição na pesquisa aplicada, o que leva estudantes do ensino médio a desenvolverem soluções para os problemas sociais que identificam. "Aliado aos conhecimentos do curso técnico, vemos adolescentes criarem tecnologia e disputarem prêmios com estudantes de todos os lugares do mundo, saindo premiados. Isso mostra o potencial do nosso país e o valor dos investimentos em educação", disse o professor.

"A adição da fibra de coco na fabricação de material de alvenaria é uma estratégia economicamente viável e sustentável, tendo em vista a redução dos custos das construções de cisternas, coberturas e moradias, com ganho significativo em eficiência energética", disse Caio. Segundo Júlia, a equipe constatou que, além de aumentar a resistência mecânica da alvenaria, a fibra também tem propriedades de isolamento térmico e reduz o consumo de energia elétrica.

A participação na Genius Olympiad foi resultado da vitória na 32ª edição da Mostratec, que aconteceu em outubro de 2017, em Novo Hamburgo/RS. Para chegar lá, os estudantes já haviam disputado a credencial com mais de 700 projetos do país. 

 

Conteúdo relacionado:

12/06/2018 - Alunos apresentam projeto que usa fibra da casca do coco verde nos EUA

14/11/2017 - Alunos do Campus são destaque em matéria da InterTV Cabugi

30/10/2017 - Mostratec: Estudantes obtêm credencial para mostra científica nos EUA

25/10/2017 - Alunos representam o RN na principal mostra científica da América Latina