Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Câmpus desenvolve projeto que visa levar às escolas públicas o conhecimento em robótica

Alunos vão ter a chance de apresentar seus aparatos em competições de corrida e judô no Instituto.

Publicada em 12/03/2013 Atualizada há 12 meses

Sob a coordenação do professor Pedro Ivo, estudantes fazem dos corredores circuito para testar seus "robôs-carros".

O projeto "Olimpíada Arduíno: Uma Maneira Prática de Desenvolvimento de Sistemas Eletônicos Abertos" já está sendo desenvolvido no Câmpus, com o intuito de aperfeiçoar o conhecimento da robótica entre os alunos e difundi-lo nas escolas públicas da Zona Norte. Dividido em duas etapas, sendo a primeira um curso de Arduíno, em fase de conclusão, e a segunda, quando os alunos vão se dividir em grupos para construir seus robôs e disputar competições de corrida e sumô, a partir de abril, a iniciativa promete movimentar os corredores do Instituto.

Para Marcones Oliveira, aluno do 2º ano de Eletrônica, o mais importante é ter a oportunidade de experimentar o aprendizado da sala de aula: "Ações como essa ajudam muito a aumentar os nossos conhecimentos na área. É tanto que projetamos a criação de um robô coletor de lixo até o fim da olimpíada. Vai ser bem legal!". Segundo o professor coordenador do projeto, Pedro Ivo de Araújo, o projeto vai beneficiar também alunos de escolas públicas na região: "A ideia é levar essa minicompetição para outras escolas da Zona Norte. Isso vai, sem dúvida, vai aumentar o interesse desses estudantes pela robótica", diz.

Arduino é projeto open source, baseado numa plataforma eletrônica aberta. Concebido de maneira que todos, inclusive aqueles sem nenhum conhecimento em eletrônica ou programação, possam desenvolver sistemas eletrônicos e robóticos.