Língua Inglesa: Alunos de Eletrônica vão interagir com estudantes estrangeiros

Grupo de telecolaboração no Facebook servirá para discussão de aspectos linguísticos e culturais

Publicada em 14/09/2017 Atualizada há 1 ano

Inicialmente, iniciativa será voltada para alunos do 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica, turno vespertino

Estudar Língua Inglesa nunca foi tão fácil como agora, com a popularização do acesso à internet e às ferramentas de comunicação, principalmente para os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica, do turno vespertino. Eles serão os primeiros, inicialmente, a ter acesso a um grupo de telecolaboração no Facebook.

Nesse espaço virtual, cada aluno vai poder praticar o idioma e interagir virtualmente, por meio da escrita, com estudantes de instituições de ensino da Argentina, Escócia, Polônia, dos Estados Unidos e do próprio Brasil, através da discussão sobre aspectos linguísticos e culturais.

A iniciativa, que servirá como parte das atividade da disciplina ministrada pelo professor Bruno Lima, será realizada pelo terceiro ano consecutivo. Nos dois primeiros anos, foi aplicada a turmas do Curso Técnico em Comércio.

A ideia surtiu efeitos tão positivos, que inspirou o professor a utilizá-la em sua tese de doutorado, concluído em 2016. "Buscamos promover uma experiência intercultural via telecolaboração assíncrona no ambiente escolar. Na ocasião, aplicamos uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 30 alunos do Campus que se corresponderam durante seis semanas com cerca de 110 estudantes da Universidade da Califórnia. Os resultados revelaram que os alunos brasileiros aproveitaram a oportunidade para discutir assuntos complexos como preconceito, diversidade cultural e noções aplicadas à língua inglesa no Brasil", revelou Bruno.