Alunos de Comércio visitam empresas da Paraíba e do Seridó potiguar

Iniciativa faz parte de projeto que lhes permite observar o conteúdo aprendido em sala de aula.

Publicada em 05/04/2013 Atualizada há 1 ano

Durante a viagem, a turma passa por Santa Cruz, município da Região Agreste do Rio Grande do Norte.

Na última segunda-feira (1º), trinta e três alunos do 3º ano de Comércio fizeram viagem de estudos a Currais Novos, Caicó, Acari e Parelhas, no Seridó potiguar, e a Campina Grande, na Paraíba, cumprindo um projeto coordenado pelos professores Marjorie Ramos, Juciara Freitas, William Brenno Oliveira e Karla Angélica Lima, cujo objetivo é articular e integrar conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa, Técnicas de Vendas, Geografia e Sociologia. O conteúdo estudado contemplou desde a observação dos aspectos paisagísticos e socioeconômicos desses estados a avaliar a postura de mineradoras, fábricas de cerâmica, de bonés e de acordeons quanto à sustentabilidade socioambiental  nas localidades em que estão inseridas.

Segundo Juciara, os estudantes ganham muito com as aulas de campo: "É muito importante que o processo de ensino-aprendizagem não se limite à sala de aula, mas permita que os alunos tenham contato com a realidade concreta dos mais variados grupos sociais. Sem dúvida, in loco eles conseguem aplicar o aprendizado e rendem mais nas atividades propostas pelo professor", observa. A aluna Aline Costa também aprovou a iniciativa: "Nas empresas visitadas pudemos observar a relação de trabalho e os impactos socioambientais advindos dos seus sistemas de produção. Além disso, através da aplicação de questionários, identificamos aspectos sociais, culturais e econômicos das cidades objeto do estudo", disse.

Vale ressaltar ainda que os alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrônica vão participar do projeto. A próxima viagem está marcada para o dia 11 de abril e tem a duração de dois dias.