Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Estudantes participam de congresso nacional de pesquisa e inovação

Evento será realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro em Maceió-AL

Publicada em 05/12/2016 Atualizada há 12 meses

Nicodemos e Jésua criaram um tipo de óculos que busca dar mais independência a pessoas com deficiência visual

Os alunos de Eletrônica Nicodemos Silva e Jésua Duarte participam, entre os dias 6 e 9 de dezembro, da 11ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontece em Maceió-AL.

Selecionados para a Mostra Tecnológica do evento, os estudantes vão apresentar o Projeto Mirar, que propõe a utilização de um tipo de óculos que, por meio de circuitos eletrônicos, é capaz de monitorar à distância obstáculos próximos a parte superior do corpo do usuário, proporcionando melhoria na acessibilidade, segurança e independência a pessoas com deficiência visual.  

"Os óculos têm a função de orientar essas pessoas quando se aproximarem de quaisquer obstáculos, através de bips emitidos por sensores de distância ultrassônicos e transdutores piezoelétricos, sugerindo a possibilidade de utilizá-los junto com uma bengala, por exemplo, tornando, assim, o usuário menos vulnerável a acidentes, promovendo a sua inclusão social", explicou o professor Marcus Fernandes, orientador do trabalho. 

 

O evento

A 11ª edição do Connepi, que é promovida pelo Instituto Federal de Alagoas, visa à união e ao contínuo desenvolvimento da Rede Federal de Educação Tecnológica nacional, ressaltando a qualidade de produção técnica e científica da comunidade envolvida. 

Nesse contexto, o congresso vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida de seus habitantes.

 

Conteúdo relacionado:

04/08/2016 - Alunos conquistam credenciamento para feira em evento internacional

26/07/2016 - Alunos participam de mostra de ciência e tecnologia em Portugal

24/05/2016 - Jovens conquistam prêmios em mostra nacional de ciência e tecnologia

24/05/2016 - Alunos representam o estado em mostra tecnológica no Ceará

16/03/2016 - Estudantes participam de concurso virtual em mostra de tecnologia nacional