Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Alunos de Informática e Manutenção fazem visita técnica à Petrobras

A aula de campo buscou articular e integrar o conteúdo de disciplinas de ambos os cursos

Publicada em 10/09/2013 Atualizada há 12 meses

Comitiva do Câmpus é recebida na Unidade de Exploração e Produção da Petrobras no Estado

Na última quinta-feira (5), trinta e quatro alunos dos cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, modalidade subsequente, e integrado em Informática visitaram à Unidade de Exploração e Produção da Petrobras, no bairro Cidade da Esperança, em Natal/RN.

Coordenada pelos professores Rodolfo da Silva e Israel Barros, a aula de campo teve por objetivo articular e integrar o conteúdo das disciplinas de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais de Redes, complementando a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos de sistemas de comunicação vistos em sala de aula. Segundo Rodolfo, esse tipo de atividade acrescenta muito aos estudantes: "Eles puderam conhecer a estrutura física e lógica do setor de Tecnologia da Informação da empresa e ouvir dos responsáveis da área as suas experiências", explica. Na oportunidade, a comitiva do Câmpus foi recebida por Irviane Santa Rosa, coordenadora de Comunicação de Tecnologia em Informação, e Brauner Sabino, coordenador de Infraestrutura da unidade de produção da empresa.

Animada com a aula de campo, a aluna de Informática Ádila Cunha exalta a importância da iniciativa: "Vivemos uma tarde 'mágica'. Entender o comportamento daquelas máquinas e ver o seu funcionamento só nos mostra a grandeza do mundo em que vivemos e das oportunidades de trabalho que vão surgir. Trabalhar na Petrobras agora é o meu sonho", conta.

A Petróleo Brasileiro S/A, Petrobras, é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro. A empresa atua na área de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. Presente em vinte e cinco países e líderes do setor petrolífero no Brasil, o objetivo da Petrobras é estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2020.