Alunos de Eletrônica representam o Brasil em mostra internacional

Feira científica acontece até sábado (24) em Lima, no Peru

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 1 ano

Jovens atuam em projeto que busca determinar o teor de nitrato nas águas que abastecem a Zona Norte de Natal

A comitiva formada por Daniel Silva e Wesley Góis está representando o Brasil na XX Feria Internacional de Ciencia y Tecnología (Cientec), que acontece até sábado (24) em Lima, Peru. A mostra teve início na terça-feira (20).

No local, Daniel fez questão de destacar a participação da equipe no evento. "Tem sido uma experiência incrível apresentar o nosso trabalho em uma feira de nível internacional como a Cientec, principalmente para nós que somos alunos de ensino médio, pois temos tido a chance conhecer diversas pessoas e culturas. Com isso, criamos um olhar globalizado para aperfeiçoamento dos nossos projetos e criação de novos", explicou.

A dupla, sob orientação do professor Olímpio Silva, participa do desenvolvimento do projeto, que teve início com Joyce Silva, Luana Monte e Maria Alice Pereira, ex-alunas do curso técnico em Comércio, que busca determinar o teor de nitrato nas águas que abastecem a Zona Norte de Natal, caracterizar o consumo e o armazenamento da água nas residências e, através da aplicação de questionários, confrontar dados obtidos na pesquisa com informações do abastecedor.

Segundo Olímpio, essa substância, presente principalmente nas reservas hídricas da região estudada, é um indicativo de possíveis condições insatisfatórias sanitárias e de higiene, que podem causar doenças e até câncer. "Os bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e parte de Potengi apresentaram índices elevados do nitrato nas análises realizadas, ainda que os consumidores acreditem que a água é de boa qualidade", revelou.

Para o professor, a pesquisa é muito relevante, pois, além de apresentar os valores da substância para a Zona Norte e seus bairros, confronta os dados de consumo de água e esgoto com a rede de esgotos disponível nessas localidades e traça o perfil do consumidor. "Isso mostra que a contaminação por nitrato é um problema não somente por negligência no fornecimento de água por parte da empresa responsável, mas principalmente pela estrutura de saneamento insuficiente no município e falta de atenção dos consumidores aos níveis informados pelos abastecedores", explicou.

Nesse sentido, Wesley comentou sobre o desejo da equipe de tentar minimizar a problemática ao retornar a Natal. "Em breve, esperamos tornar o projeto mais conhecido dos natalenses, já que o nitrato é muito prejudicial à nossa saúde, e muita gente nem sabe que ele está presente nas nossas águas", disse.