LICENCIATURA

Alunos conseguem aprovação de artigos para congresso em Cuba

Evento será realizado entre os dias 12 e 16 de fevereiro de 2018, em Havana

Publicada em 19/11/2017 Atualizada há 1 ano

Augusto e Radamila comemoram aceitação de artigos em que discutem atuação de licenciandos em Informática e profissionais da área

Os alunos Augusto César Oliveira e Radamila Nascimento, do Curso de Licenciatura em Informática, tiveram, na sexta-feira (17), dois artigos aprovados para o 11º Congresso Internacional de Educação Superior (tradução), que acontece de 12 a 16 de fevereiro de 2018 em Havana, Cuba.

A partir da vivência no curso, Augusto discute, no primeiro artigo, as experiências vivenciadas por licenciandos em Informática do IFRN em duas disciplinas de estágio obrigatório. "O estagiário pode perceber o comportamento dos alunos do ponto de vista do professor e ainda que cabe ao professor a mediação do conteúdo com o aluno, que constrói o próprio conhecimento", observou o estudante.

Na sua visão, as áreas pedagógica e específica devem se completar para que a aula seja mais eficaz e efetiva. Além disso, ele considera o estágio como parte essencial da formação do aluno de graduação. "O estágio é a prática que coloca o licenciando em contato com as realidades encontradas em seu campo de trabalho", concluiu. O trabalho recebeu orientação da professora Keila Moreira.

No segundo artigo, orientado pelo professor Pablo Spinelli, a dupla buscou defender a importância de o licenciado em Informática estar presente na sala de aula, em vez de profissionais sem formação pedagógica, como engenheiros da computação. "Vemos no licenciado em Informática o profissional com saber pedagógico e saberes específicos que o habilitam para atuar no processo de ensino desta área de conhecimentos", explicou Radamila.

A jovem defende que, para vencer o contexto de dificuldades infraestruturais que, segundo ela, compromete o ensino da Informática nas escolas do país, é necessário valorizar o profissional com formação adequada para atuar no ensino e aprendizado por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). "Os saberes pedagógicos, que alavancam o trabalho do professor em sala de aula, permitem ao educador visualizar as dificuldades e desafios vivenciados como possibilidades para ressignificar a sua prática, adaptando as situações cotidianas do trabalho docente", completou.

Parceria que deu certo

A equipe já havia apresentado outro artigo em um colóquio internacional: a EUTIC Conference, que aconteceu no mês de outubro, em Recife/PE. Também sob orientação do professor Pablo, eles discutiram a utilização da Informática nas escolas, expondo o licenciado como o profissional que tem sua formação capacidade para promover ações com o uso de ferramentas como o Scratch, atuando em projetos específicos e interdisciplinares da área.