Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Aluno conquista 2º lugar em mostra de ciência e tecnologia

O evento reuniu estudantes de institutos federais e escolas de todo o país

Publicada em 21/10/2014 Atualizada há 1 ano

Douglas (com uniforme do Instituto) comemora o resultado da Feira, divulgado na última sexta (17)

O aluno de Eletrônica Paulo Douglas Santos conquistou, no último dia 9, o segundo lugar na área de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Engenharia, na 2ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT), realizada no centro pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O resultado foi divulgado na última sexta-feira (17).

O estudante desenvolveu, sob a coordenação do professor Roberto Lima, o "Estudo do Abrandamento da Água Salobra com Materiais de Baixo Custo", que se propõe a analisar materiais oriundos de biomassa poluidora (a quitosana, neste caso) e a bentonítica, tipo de argila encontrada na região. Ambas são alternativas de baixo custo para o tratamento da água salobra, de modo a amenizar a situação de grande parte da população da região que sofre com fenômenos de estiagem por longos períodos.

Para ele, participar da Feira com os melhores alunos de outros institutos federais e escolas do país foi uma excelente oportunidade de mostrar para o Brasil um trabalho totalmente desenvolvido no Campus: "Este resultado, que reflete um trabalho desenvolvido há quase um ano, dá a mim mais motivação para continuar fazendo ciência", revela Douglas.

A FEBRAT é projeto proposto pela Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG visando à integração entre o conhecimento gerado a partir de instituições educacionais de todo o país, socialização da produção do conhecimento e à premiação dos trabalhos de maior relevância para sua área. 

O evento é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT), Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo implantado pela UFMG em âmbito nacional.

 

Conteúdo relacionado:

17/03/2014 - Alunos de Eletrônica apresentam projetos em feira de ciências da USP