Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Alunas representam o Brasil em mostra de ciência e tecnologia na Colômbia

Feira científica acontece de 8 a 11 de outubro na cidade de Cali

Publicada em 09/10/2015 Atualizada há 1 ano

Jovens criaram "sanduíche" de placas fotovoltaicas e termoelétricas para a transformar energia térmica em elétrica

As alunas Maiany Alves e Jéssica Brasil estão representando o país no XII Encuentro Internacional de Semilleros de Investigatión, que acontece de 8 a 11 de outubro na Universidad Santiago de Cali, na Colômbia.

A dupla criou o "sanduíche fotovoltaico-termoelétrico", um conjunto de placas termoelétricas acopladas a uma placa fotovoltaica que transforma energia térmica em energia elétrica, através do aquecimento provocado pela exposição à radiação solar. 

"A placa fotovoltaica produz energia elétrica exposta ao calor do sol, ou seja, quanto mais radiação for recebida mais energia será gerada. No entanto, o excesso de radiação pode aquecer demais essa placa e diminuir a produção de energia elétrica. Então, para minimizar esse problema, utilizamos placas termoelétricas como um "sanduíche" junto à placa fotovoltaica para aumentar o rendimento da energia elétrica produzida, seja através do resfriamento da placa fotovoltaica ou da produção de energia elétrica em paralelo", explicou o professor Marcus Fernandes, coordenador do projeto.

Segundo ele, a temperatura da célula fotovoltaica será monitorada através de sensores para análise. "Vamos comparar a eficiência da célula fotovoltaica em separado com a do "sanduíche". Além disso, um estudo de viabilidade financeira será realizado para comparar a produtividade do conjunto com o rendimento da célula fotovoltaica separadamente", complementou.

O projeto já foi premiado em outros eventos. Em 2014, conquistou o terceiro lugar da categoria "Engenharia" da Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal, MOCITECZN, realizada pelo Campus Natal - Zona Norte, e, neste ano, ficou com o segundo lugar na categoria "Ciências Exatas e da Terra" da Expo Milset Brasil, que aconteceu no Ceará. A ideia também foi apresentada edição 2015 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, FEBRACE, realizada em Pernambuco.

 

A Mostra

O Encuentro Internacional de Semilleros de Investigatión é um evento promovido pela Fundación RedCOLSI que visa motivar o intercâmbio entre alunos pesquisadores e professores orientadores de todo o mundo, através do fortalecimento de parcerias que podem ser feitas em pesquisa, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico.