Alunas de Informática conquistam prêmios em congresso científico no Peru

Projeto usa tecnologia para melhorar assistência médica e atendimento em unidades de saúde

Publicada em 05/10/2018 Atualizada há 1 ano

Dupla obteve 1º lugar em sua categoria e 3º lugar geral. Mostra aconteceu de 24 a 29 de setembro

As estudantes Erika Fernanda Oliveira e Luíza Tállia Costa, do Curso Técnico em Informática para Internet, voltaram da Mostra Científica Latinoamericana (MCL), realizada no Peru, com medalhas de ouro e de bronze. A feira aconteceu de 24 a 26 de setembro no distrito de El Provenir, província de Trujillo, e de 27 a 29 no distrito de Usquil, província de Otuzco.

O ouro veio com o primeiro lugar da categoria "Ciências da Computação"; já o terceiro lugar geral lhes rendeu o bronze. A dupla conquistou também uma credencial para uma das principais mostras de tecnologia da América Latina, a Mostratec Liberato, que acontece anualmente na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. "Chegar à MCL já foi uma grande conquista para nós. Foi uma surpresa o resultado", comentou Luíza.

O HELPUBS, nome dado ao projeto, busca investigar o sistema de atendimento e assistência médica na Unidades Básica de Saúde (UBS), de forma a contribuir com melhorias para esse atendimento através do uso da tecnologia. "A proposta é otimizar filas de espera através de uma plataforma de notificações sobre o horário de consulta, criando uma fila virtual e a implementação de um prontuário digital, permitindo que os pacientes acessem o seu histórico médico", explicou o professor Kaio Alencar, um dos orientadores do trabalho com os professores Otávio Barbosa e Alyana Canindé.

Com o resultado positivo no exterior, Erika já projeta aperfeiçoar o HELPUBS. "Nosso plano é sair da prototipagem e implementar a programação para que possamos testá-lo nas próprias unidades de saúde nas quais fizemos a pesquisa de campo. A partir disso, vamos receber e analisar a experiência dos usuários do projeto para desenvolvê-lo mais", revelou a estudante.