INTERCÂMBIO

Aluna é selecionada por programa da embaixada dos Estados Unidos no Brasil

Jovem embarca em janeiro para uma experiência de três semanas em solo americano

Publicada em 07/11/2017 Atualizada há 12 meses

"Foi uma surpresa essa conquista, pois o nível dos finalistas era muito bom. Deu tudo certo”, comemorou Ewelyn

A aluna do Curso Técnico em Comércio Ewelyn Roanne Santos foi selecionada, na última sexta-feira (3), para representar o Rio Grande do Norte na edição 2018 do Programa Jovens Embaixadores, que leva anualmente estudantes para um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

A estudante embarca no dia 9 de janeiro para uma experiência de três semanas em solo americano, onde vai ter a oportunidade de conhecer a capital do país, participar de reuniões com organizações públicas e privadas e visitar escolas e projetos sociais. Na ocasião, a jovem também deve participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo.

Na programação da viagem, a adolescente vai poder conviver com famílias americanas, assistir a aulas em escolas locais e participar de atividades de responsabilidade social e cultural na comunidade em que se hospedar. Além disso, Ewelyn vai ajudar a promover apresentações sobre o Brasil nos lugares que visitar.

“Gostaria de agradecer ao Campus Natal - Zona Norte, que me deu a chance de participar como voluntária da seleção, e, em especial ao professor Bruno Lima, por ter tido a iniciativa de me apresentar ao programa e fazer os participantes acreditarem que são capazes. Agradeço também aos meus pais e a todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para o meu sucesso na seleção", revelou Ewelyn.

Até ser selecionada, a estudante passou por cinco etapas, entre elas uma prova escrita e outra oral, e ainda recebeu a visita da equipe julgadora em sua casa. “Foi uma surpresa essa conquista, pois o nível dos finalistas era muito bom. Deu tudo certo e espero aproveitar essa oportunidade que surgiu em minha vida”, completou a aluna.

Bruno comemorou o resultado, que representa também a boa participação dos alunos nos últimos anos na seleção. "Desde 2014, o Campus conta com representantes nas fases decisivas do processo seletivo do Jovens Embaixadores. Neste ano, dos 270 inscritos do RN, tivemos 13 alunos do IFRN na fase presencial do programa (equivalente a uma semifinal), dos quais seis eram da nossa escola", ressaltou.

Além de Ewelyn, o aluno Otávio Silva, do curso técnico em Eletrônica, um dos finalistas da seletiva estadual para o programa. foi selecionado posteriormente para o Programa English Immersion. Participaram também da seleção os alunos Beatriz Gurgel, Guilherme dos Santos, Mariana Simonetti e Lucas Medeiros.

Programa Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com instituições públicas e privadas, que busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa.

O programa visa, sobretudo, fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.