Literatura

“Ler é divertido”, defende Thiago de Góes em palestra no Câmpus Zona Norte

Palestra de escritor empolga e desvela valores do binômio música / literatura

Publicada em 23/05/2012 Atualizada há 1 ano

Aconteceu nesta terça-feira, 22de Maio, no auditório do Câmpus Natal - Zona Norte, uma palestra promovida peloprojeto Ação Potiguar de Incentivo àLeitura e ministrada pelo escritor potiguar radicado no Ceará Thiago deGóes. O escritor é autor do livro Contos Bregas, que tem como proposta transformarletras de músicas bregas em contos literários, unindo música e Literatura.

Com o propósito levar a mensagemde que “ler é divertido” e proporcionar aos alunos uma nova visão da culturapopular brega, Góes abordou durante a palestra temas interessantes como “o queé o brega?” (a etimologia da palavra brega), o preconceito social com o termo ea revitalização do brega na música popular brasileira.

O autor apresentou, numa palestraleve e dinâmica, diversos nomes da música e da Literatura, com direito acitações de compositores e o “armário do brega”, termo criado pelo próprioThiago para se remeter a alguns dos grandes nomes da música brasileira que nãoparecem bregas, mas são. Houve ainda um bate-papo com a plateia e sorteio dedois dos livros do escritor: ContosBregas e Lobas, Deusas e Ninfetas.Este último trata de contos inspirados nas músicas das intérpretes femininas daMPB.

Os alunos saíram do eventovisivelmente satisfeitos, com suas expectativas alcançadas, com maisconhecimento adquirido, com uma nova maneira de pensar a Literatura e omovimento brega e com mais consciência de que, como citou o palestrante: “ler édivertido”.