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Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico do IFRN vem se consolidando desde 1994, com a elaboração da Proposta Curricular da ETFRN. Em 1999, ocorreu uma Re-estruturação Curricular, decorrente da regulamentação instituída pelo Decreto 2.208/97 e do Programa de Expansão da Educação Profissional - PROEP. Em consequência de uma complexa situação interna pós-cefetização e das políticas educacionais de cunho neoliberal implantadas em nosso país, em 2004, foi realizado um profícuo trabalho de redimensionamento da ação educacional, sistematizado como “Projeto Político-Pedagógico do CEFET-RN: um documento em construção”. 

Em virtude da transformação em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, dos novos desafios pedagógicos, da necessidade de conclusão do PPP, demandam-se a revisão, o aprofundamento e a construção de referenciais para as ações institucionais.

Com esse propósito e com o intuito de sistematizar um documento de referência para a ação político-pedagógica institucional, propõs-se a reconstrução de um documento-base, elaborado coletivamente, envolvendo a participação de servidores e de alunos nas reuniões pedagógicas, em grupos de trabalho, seminários, reuniões ampliadas e em fóruns de discussões.

À medida que o processo foi sendo consolidado e sistematizado, todos os documentos e as contribuições decorrentes dos grupos de trabalho dos campi foram depositados neste site, ampliando, dessa forma, os espaços de discussões e de construção coletiva. Assim, garantimos que a reconstrução do PPP fosse um processo acessível, transparente e participativo.

O Projeto político pedagogico adotado hoje pelo IFRN é resultado de uma construção coletiva baseada em consulta pública que aconteceu de 05 a 15 de março de 2012. Confira o documento.

 

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