Servidores do campus iniciam campanha controle da população de animais

Ação promove melhoria de convívio no ambiente acadêmico

Publicada em 22/03/2019 Atualizada há 12 meses

Em prol do bem-estar animal e da comunidade acadêmica, o Campus Natal - Cidade Alta do IFRN desenvolve uma campanha de controle populacional de gatos que circulam pela unidade das Rocas. A ação teve início a partir de fevereiro deste ano e pretende contemplar três atividades distintas: conscientização, castração e adoção.

As iniciativas dos servidores se iniciaram em 2018 com a realização do RocAnimal, um dia de vacinação, orientação veterinária e bazar beneficente voltado à proteção de cães e gatos do bairro das Rocas. Esta nova ação surgiu após constatação do aumento no número de gatos nesta unidade do campus.

Em um primeiro momento haverá um trabalho de conscientização com relação à alimentação dos animais. O servidor Shilton Roque, um dos envolvidos na campanha, esclarece que, por meio de cartazes e panfletos, a campanha chama a atenção do público para o local correto para alimentar os felinos e também para arrecadação de dinheiro para a castração.

Os interessados em colaborar podem fazer doações junto ao grêmio estudantil da unidade das Rocas ou por meio de depósito em conta corrente (Banco do Brasil. Agência 3293-x. Conta Corrente 109202-2 em nome de Shilton Roque dos Santos). Após a castração, será promovida uma campanha de adoção dos bichanos.

Cecília Brandão, outra envolvida na ação, traz um outro olhar para além do bem-estar animal, voltado ao público do campus. Para ela “as ações previstas visam gerar impactos positivos também entre a comunidade escolar, na medida em que estimula o trato afetivo, humanitário e responsável de outros seres vivos e do meio ambiente de maneira geral”.

A servidora acredita que este tipo de ação pode ajudar a melhorar a saúde humana “estimulando participação social ativa nas demandas de proteção e bem-estar animal nas Rocas, através de diálogos de cunho educacional sobre questões de saúde animal, quando discutimos sobre as zoonoses e os cuidados preventivos para com os animais e condutas de tutela responsável de animais”.

Futuramente, o grupo pretende estender o trabalho de castração dos gatos no entorno do campus, na perspectiva de prevenir o aumento dos animais de rua dentro da escola.