ASTRONOMIA

Sarau astronômico movimenta noite da unidade Rocas

Participantes poderão visualizar planetas e estrelas durante a atividade

Publicada em 24/10/2017 Atualizada há 1 ano

Foto: Tércio Lima

Na noite desta terça-feira (24) alunos da unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta terão uma experiência singular. O “Sarau Astronômico” permitirá aos estudantes uma vivência da observação e distinção de planetas, estrelas, sua posição no céu, através de telescópio.

A atividade, organizada pelo professor de Física, Tércio Lima, tem a proposta de “apresentar uma nova forma de observar o céu no período noturno com auxílio de um telescópio”, diz o professor. “Serão apresentados alguns astros a olho nu e posteriormente através do telescópio. Podendo haver uma contextualização histórica e filosófica de como o ser humano se confrontou ao conhecer o ‘mundo’ ao redor da Terra” complementa.

O sarau acontecerá das 18h às 20h, no pátio principal da unidade Rocas, com alunos do ensino médio. Durante a atividade, acontecerão algumas apresentações culturais de músicas, danças e poesias. Segundo o organizador, os participantes terão refeição e transporte para seu deslocamento até a unidade Rio Branco após o encerramento da atividade.

Sobre a importância da aula, o professor Tercio ressalta que “o uso de telescópio, além de ampliar a visão sobre a forma do universo, permite estimular o interesse pelo conhecimento cientifico. Portanto, espera-se oportunizar um momento de ruptura com as atuais formas de aulas tradicionais e permitir uma maior integração entre os alunos do Ensino Médio do Campus Cidade Alta”.