Diferencial

Sala de aula também é lugar para relaxar

Professora usa estratégias para diminuir a tensão dos alunos durante as avaliações.

Publicada em 20/02/2017 Atualizada há 1 ano

Já imaginou encontrar uma bola de pilates na sala de aula? Foi o que a professora de Biologia Carolina Corado decidiu fazer na aplicação das provas das turmas do técnico integrado do IFRN Cidade Alta, na Unidade Rocas. A intenção era promover o relaxamento e aliviar a tensão dos alunos.

A bola que foi usada como assento pelos estudantes durante a avaliação foi um presente do grupo Liikuva koulu, com quem a professora teve contato em uma viagem a Finlândia. A instituição estrangeira desenvolve métodos de ensino baseados no movimento do corpo, auxiliando alunos hiperativos no contexto da sala de aula. Carolina disponibilizou o acessório para as turmas do terceiro ano de Multimídia e primeiro ano de Lazer.

“Eu percebo que muitos alunos quando vão fazer provas ficam ansiosos, sentem dores no estômago, calafrios, diversos sintomas relacionados à tensão. Então pensei que algumas das estratégias utilizadas para a hiperatividade poderiam ser aplicadas no momento das avaliações”, explica a professora que resolveu mudar também a formatação da sua prova. O exame foi impresso em papel azul, cor que denota tranquilidade, e em formato paisagem. Além disso, a pontuação numérica das questões foi substituída pelas habilidades que seriam consideradas na correção. A ocasião avaliativa passaria a ser vista como uma oportunidade de aprendizagem coletiva, favorecendo o desenvolvimento intelectual dos estudantes e não como um momento de pressão.

“Uma pessoa iria a um dentista que usa técnicas do século passado? A resposta provavelmente seria não, então por que enviar os filhos para uma escola que funciona da mesma forma desde o século passado?”, argumenta a professora sobre o uso de novos modelos de ensino. “É importante pensarmos sempre em que competências e habilidades que o estudante desenvolverá e nas ferramentas para que esse desenvolvimento ocorra. Por isso é indispensável o uso de novas metodologias em sala de aula. Nós estamos formando profissionais que irão atuar no mundo do trabalho do século XXI”.