Projeto de Extensão “Beach Tennis nas praias de Natal”

Atividades terão início em Janeiro de 2013 na Praia de Areia Preta

Publicada em 17/12/2012 Atualizada há 1 ano

BEACH TENIS NAS PRAIAS DE NATAL

A qualidade de vida está ligada diretamente a prática de atividade física regular
e, diversos estudos demonstram que, a prática diária de exercícios podem reduzir os riscos de acidentes vasculares cerebrais em homens e mulheres. Às vezes bastam 30 minutos ou mais de atividade física diariamente para ajudar a manter a saúde do corpo.

Natal é uma cidade litorânea e a utilização das praias para a prática de atividades físicas é uma forte aliada no combate ao sedentarismo. Em Natal temos praias com espaço para a prática de atividades físicas com frequentadores assíduos, o que falta são políticas públicas que incentive tais práticas, não apenas durante o verão, mas durante todo o ano, e para todos os públicos.

Nesse contexto nasce o Projeto de Extensão “Beach Tennis nas praias de Natal”, realizado pelo IFRN Cidade Alta e coordenado pela Profª Drª Maria Josely de Figueiredo Gomes, tendo como objetivo divulgar o esporte nas praias de Natal proporcionando o acesso às novas possibilidades de lazer recreativo e estimulando o aumento da prática de atividades físicas da população durante o seu tempo livre. O beach tênis foi escolhido por ser um esporte de fácil execução e que não necessita de grande infraestrutura, por tem ótima aceitação nas cidades que foi instalado e por ser uma união de esportes já consagrados como o frescobol e tênis.

O projeto é pioneiro: trata-se do primeiro equipamento dessa natureza a ser desenvolvido no âmbito dos Institutos Federais e tende a se tornar um importante espaço de convívio social entre os alunos do IFRN e a comunidade, em especial com o público jovem.

A intenção do projeto não é formar atletas e sim divulgar o beach tênis dentro da perspectiva lúdica e recreativa, incentivando a prática de atividades físicas e ao mesmo tempo beneficiar as praias que sejam próximas a bairros de baixa renda. Essa é uma oportunidade incentivar os poderes públicos e privados a incrementar políticas públicas nesse sentido.

Serão três meses de atividades na praia de Areia Preta. A programação terá início no dia 12 de janeiro de 2013, das 8h às 11h e os participantes receberão explicações sobre as regras, farão aquecimento, alongamento e entre outras atividades referente aos fundamentos do esporte.

Horários: 7h30min às 10h.

JANEIRO

12 e 13