Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Programa Jovens Talentos para a Ciência está com inscrições abertas

Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 400,00 pelo período de 12 meses.

Publicada em 25/03/2013 Atualizada há 1 ano

Programa Jovens Talentos para Ciência

A CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - está com inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos para a Ciência. Os alunos selecionados receberão uma bolsa no valor de R$400 durante um ano e deverão executar um plano de trabalho estabelecido pela Coordenação do Programa, que envolve tarefas de preparação para as atividades relacionadas à iniciação científica. O objetivo do Programa é proporcionar a iniciação da formação científica de alunos ingressantes em cursos de graduação de universidades e institutos federais. 

Os inscritos farão uma prova de conhecimentos gerais dia 5 de maio, a partir das 13h às 17h30. A avaliação será composta por questões objetivas e o resultado da seleção será divulgado dia 5 de julho, no site da Capes. As bolsas entram em vigor a partir de agosto de 2013.

Para mais informações relativas ao processo seletivo, acesse as Orientações Gerais do Programa Jovens Talentos para a Ciência.

No IFRN, as inscrições ocorrerão em duas etapas:

Primeira etapa: os alunos interessados deverão comparecer nas Coordeanções de Pesquisa e Inovação de cada câmpus até o dia 27 de março de 2013 ;

Segunda etapa: as inscrições realizadas em cada câmpus serão confirmadas com o preenchimento de um formulário eletrônico realizado apenas pela Coordenação do Programa, no âmbito do IFRN.

 

Sobre o processo de inscrição no câmpus Natal Cidade Alta


Nas orientações gerais do Programa Jovens Talentos para a Ciência, no item 3 - OBRIGAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES consta a seguinte informação:
3.1 Cadastrar os estudantes ingressantes no 2º semestre do ano de 2012 ou no 1º semestre de 2013, em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia;

O professor Rodrigo Ramos, coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN Cidade Alta, informa que a CAPES abriu uma exceção para os IF's que participaram da greve de 2012, e os alunos que ingressaram no semestre 2012.1 poderão se inscrever para participar do processo seletivo do Programa. 

Período: de 25 a 27 de março de 2013;

Horários: das 9h às 21h;

Local: Coordenação de Pesquisa e Inovação;

Requisito: ser aluno de graduação regularmente matriculado e ingressante no semestre letivo 2012.1.

Documentos necessários: o aluno deve trazer sua Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência atualizado.

Maiores Informações:

Coordenação de Pesquisa e Inovação - (84) 4005-0961