Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Artic

Núcleo de Arte do IFRN promove atividades gratuitas na Artic 2018

O evento tem início nesta quarta-feira (7)

Publicada em 06/11/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Brunno Martins

Como uma forma de resistência aos acontecimentos sociais do país, o Manifesto FEMINA, intervenção artística do Comboio de Teatro, se propõe a discutir o papel objetificado da mulher na sociedade contemporânea.

Com uma dramaturgia simples, quatro mulheres colocam em pauta as atrocidades sofridas pelas pessoas do gênero feminino, a fim de propor ao público uma reflexão acerca da normalização das ações opressoras. O Manifesto se apresenta como um grito que denuncia a cultura patriarcal, apontando reflexões e propondo transformações sociais.

A manifestação artística do Comboio de Teatro faz parte da programação da Artic 2018. Além desse grupo, outros coletivos do Núcleo de Arte (Nuarte) do IFRN participam do evento. Os artistas residentes e professores do Núcleo colaboram coletivamente através da realização de oficinas, minicurso e manifestações culturais.

Nesta edição da Artic, o Nuarte promove diversas oficinas ao público, entre elas a de bioarquitetura e bioconstrução. A oficina, que envolve a preocupação ecológica, incentiva os participantes a pensarem no material que será utilizado na construção de uma casa sustentável, como também participa do processo de produção da mobília e no tratamento adequado de resíduos.

O Nuarte também oferece o minicurso de Produção Musical, que será ministrado pelo coletivo Sopro Movimento. A atividade tem o objetivo de apresentar noções básicas de gravação musical, como o equipamento necessário para gravar em casa, softwares de gravação e mixagem, tipos de arquivos de áudio e efeitos. Os interessados que não conseguiram realizar a inscrição, podem chegar antes do horário de início do minicurso para checar a disponibilidade de vagas. A atividade acontece na quinta-feira (8), a partir das 8h, no laboratório de informática da unidade Rocas.

A partir do dia 8 de novembro, o Nuarte realiza diversas apresentações culturais nas duas unidades do campus. Na quinta-feira (8), a programação tem início às 9h50 na unidade Rocas, com o espetáculo teatral “Pequeno Grão”. Na sexta-feira (9), a unidade Rocas recebe a apresentação musical “Cultura que Cura” às 10h.  A programação cultural na unidade Cidade Alta tem início às 17h, com o Manifesto Femina do Coletivo de teatro Comboio e, em seguida, a apresentação de dança “Secret" do Grupo Action.

PROGRAMAÇÃO