Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NUARTE

Nuarte realiza I Semana de Cultura e Arte

Evento reúne grupos de arte dos projetos de extensão

Publicada em 08/12/2017 Atualizada há 1 ano

I Semana de Cultura e Arte do Nuarte

Encerrando as atividades do ano 2017, o Núcleo de Arte (Nuarte) do Campus Natal-Cidade do IFRN montou uma programação diversificada e inclusiva para a “I Semana de Cultura e Arte do Nuarte”, que acontece na unidade da Cidade Alta, reunindo todos os grupos artísticos do núcleo. 

Montadas pela equipe do Nuarte e pelos professores dos grupos de extensão sediados no Campus, as atividades acontecerão de 11 a 16 de dezembro e envolvem apresentações de capoeira, música e dança são abertas ao público, além de oficinas com temáticas variadas.

A organização informa que “cada oficina tem o custo de R$ 10,00 e as inscrições podem ser feitas através de formulários on line disponíveis na página do Nuarte no Facebook” (https://www.facebook.com/nuarte.cal/). Ressalta que “todas as oficinas oferecem 2 vagas gratuitas para estudantes do Campus Natal Cidade Alta, definidas através de sorteio, realizado após inscrição de formulário on line”.

Para mais informações:

Nuarte IFRN Natal Cidade Alta

IFRN Cidade Alta

 
PROGRAMAÇÃO


13/12 – Espetáculo Natal de Luiz

Grupo Bando Fabião e grupo de Rabeca
Auditório
18h
 
O espetáculo “Natal de Luiz”, estrelado pelo Bando Fabião e o Grupo de Rabeca, homenageia o Sanfoneiro Luiz Gonzaga no dia do seu aniversário 13/12, veiculando músicas instrumentais e cantadas do repertório de Luiz Gonzaga, cancioneiro regional nordestino, bem como músicas do gênero “Reizado” e “Pastoril”, devido à comemoração natalina.  O grupo alternará a participação de canto masculino e feminino, Viola Sertaneja, Rabeca e Percussão.


14/12 – Espetáculo The Reboot 
Action Cia. de Dança
Auditório
18h
 
O espetáculo “The reboot” da Action Cia. de Dança promove o encontro e o intercâmbio de informações entre os jovens apaixonados pela dança do mundo Pop.

 

15/12 – Espetáculo Cantos e Encantos da Cultura Potiguar 
Grupo Folia de Rua
Auditório 
18h
 
O espetáculo “Cantos e Encantos da Cultura Potiguar” traz uma mostra de diversas manifestações da cultura popular do Rio Grande do Norte, através da música, teatro e dança, interpretados e apresentados por personagens do Auto do Boi Calemba (Catirina, Birico e Mateus). Outros elementos da cultura popular como o Zambê, Caboclinhos, Boi, Jaraguás e Burrinhas também trazem a magia e as cores que remetem o público ao mundo dos encantados e dos terreiros Afro/Ameríndios.
 
*Todos os espetáculos são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia.
 


I SEMANA DE CAPOEIRA E INTEGRAÇÃO


11 a 16/12

 

O Grupo Cordão de Ouro, representado pelo professor Reinaldo Sales “Cipó” desenvolve um trabalho de capoeira com caráter de formação continuada, com início em abril de 2012. Desde então, contribui com o IFRN no Plano Político Pedagógico que tem em sua diretriz a tríade ensino-pesquisa-extensão. 

O caráter formativo da capoeira do IFRN vem sendo evidenciado pela forma pedagógica que o professor vem desenvolvendo junto com a instituição. Neste processo acontecem aulas externas, eventos formativos, bem como intercâmbio entre o saber popular e o saber acadêmico. 

Tendo em vista esse trabalho, este ano a proposta é realizar uma semana de capacitação para capoeiristas, artistas e professores que queiram se aprofundar na cultura popular brasileira.

 

11/12 – Oficina de percussão e jogos rítmicos

Auditório 
18h
 
12/12 – Oficina de Dança “Vem jogar mais eu”
Sala de Dança 
18h
 
13/12 – Oficina de Circo (Capoeira acrobática)
Sala de Dança 
18h
 
14/12 – Oficina de música (harmonização vocal)
Sala de Teatro 
18h
 
15/12 – Oficina de Yoga (prática de respiração para a capoeira)
Sala de Teatro
18h
 
16/12 – Batizado Capoeira Cordão de Ouro
Auditório 
9h

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas