RÁDIO ESCOLAR

No ar: Rádio Rocal estreou esta semana

A programação acontece nos intervalos das aulas

Publicada em 26/01/2018 Atualizada há 1 ano

Inaugurada no último dia 24 de janeiro, a Rádio Rocal é mais um veículo de comunicação criado para diminuir as distâncias entre instituição e público que faz parte do cotidiano escolar. A rádio é fruto de um projeto de extensão coordenado pela Profa. Dra. Edivânia Duarte e o técnico administrativo em audiovisual Geraldo Peregrino.

Instalado na unidade das Rocas do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN, o projeto “Rádio Escolar no IFRN: da implementação ao diálogo com escolas públicas da cidade do Natal/RN” instituiu a rádio escolar e atualmente dialoga com o Instituto Padre Miguelinho, escola pública situada no Alecrim, capacitando alunos para o uso educomunicativo da rádio escolar também naquela instituição. Quanto ao campus, para o futuro, a proposta é que as duas unidades de ensino tenham seu sistema de radiodifusão. “A princípio queremos consolidar a Rocal nas Rocas para que possamos partir para implementação na Cidade Alta”, ressalta a professora.

A programação é produzida pelos alunos do curso técnico em Multimídia, sendo dois bolsistas e 16 voluntários, com inserções feitas nos intervalos das aulas. Segundo a professora, a programação é “fundamentada sob os princípios da Educomunicação, [...] e se concentra na produção e divulgação de conteúdos educativos e culturais que fazem parte do universo juvenil, numa relação interdisciplinar, dialógica e integradora”.

Histórico

O projeto de extensão “Rádio Escolar no IFRN: da implementação ao diálogo com escolas públicas da cidade do Natal/RN” teve início em julho 2017, e iniciou-se com a intervenção interna no IFRN, na unidade das Rocas, capacitando os alunos através de oficinas voltadas para o uso da linguagem radiofônica no contexto escolar, buscando uma construção coletiva na produção de programas, tal como defende a professora Edivânia Duarte: “A Rádio Rocal é muito mais do que uma tocadora de música, busca a melhoria do processo de ensino-aprendizagem alinhado à interdisciplinaridade, à expressão comunicativa, ao protagonismo juvenil e à construção de espaços de diálogos nas comunidades educativas envolvidas”.

extensao