PARTICIPAÇÃO

IFRN participa de evento sobre alternativas para uma nova educação

O encontro contou com a participação dos membros da Comissão de Plano de Educação

Publicada em 08/04/2019 Atualizada há 1 ano

Representantes do IFRN, Campus Natal Cidade Alta e Canguaretama, estiveram reunidos com mais de 300 educadores de vários estados brasileiros para partilhar e construir alternativas autônomas, emancipadoras e inclusivas de educação. O encontro aconteceu na edição regional da Conferência de Alternativas para uma Nova Educação (Conane), de 29 a 31 de março, no município do Conde, na Paraíba.

Com inscrições esgotadas, o número expressivo de participantes “representa a sede do educador em buscar novas alternativas em educação e sua insatisfação com o que está posto no chão de nossas escolas”, avalia uma das coordenadoras da edição paraibana, Leila Coelho, que também faz parte da equipe da Escola Nossa Senhora do Carmo (Bananeiras/PB), certificada pelo MEC em 2016 como Referência em Criatividade e Inovação no Brasil em Educação Básica.

O encontro reuniu nomes de referência na área, como José Pacheco, Carlos Rodrigues Brandão, Abdalaziz de Moura, Sônia Goulart e Raquel Franzim. Já a programação, contou com conferências, mostra de experiências e rodas de diálogos incluindo todos os representantes da diversidade que configura o espaço escolar desde a cidade, até as comunidades indígenas e quilombolas.

IFRN NA CONANE

O IFRN - Campus Natal-Cidade Alta vem marcando sua participação na conferência desde a última edição nacional em 2017, em Brasília. Em 2018, o campus realizou a I edição da Conane-RN, em Natal. No ano de 2019, três representantes estiveram na edição paraibana, Gabriela Raulino, Monique Leitão e Wilson Azevedo, todos membros da Comissão de Plano de Educação, criada com objetivo de discutir caminhos para implantar alternativas educacionais no campus Cidade Alta.

Dentre outras atividades, “a comissão têm refletido sobre como construir um currículo mais integrado e mais significativo para docentes e estudantes, o que se constitui como um trabalho inovador frente ao cenário dos demais campi do IFRN”, explica a docente Monique Leitão.

Nesse sentido, os participantes avaliam que a presença na Conane contribui diretamente para consolidar o que vem sendo sistematizado pelo grupo. “A nossa caminhada na comissão começou há mais de um ano, mas o contato com outras experiências vem criando possibilidades de intercâmbio, de trocas de ideias, de inspiração”, destaca o membro da comissão e do Conselho Escolar, Wilson Azevedo.

A psicóloga do IFRN de Canguaretama, que também integrou a comitiva para a edição paraibana, destacou que a importância da participação nesses eventos se estende a todos os que estão implicados numa instituição de ensino. “Aprendi que podemos ir bem além do que eu imaginava ser possível para tornar a escola um ambiente em que os jovens e educadores são autônomos e felizes no processo de ensino-aprendizagem”, ressalta Nívia Lopes.

SERVIÇO

O próximo encontro da Conane será nos dias 20 a 22 de junho de 2019, na edição nacional em Brasília-DF. Interessados podem obter mais informações pelo endereço eletrônico https://www.facebook.com/conanenacional/

servidores