Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reunião

IFRN Natal-Cidade Alta presta contas à população em reunião pública

A reunião será realizada nesta quinta-feira (9), na calçada do Campus a partir das 17h

Publicada em 07/05/2019 Atualizada há 12 meses

Foto: Joanisa Prates

IFRN Natal-Cidade Alta convida a comunidade para a Reunião Extraordinária do Conselho Escolar, que será realizada na calçada da Unidade Rio Branco, com objetivo de prestar contas do exercício de 2018 e apresentar o bloqueio orçamentário imposto pelo governo.

O diretor-geral do Campus, Carlos Eduardo Freire, explicou que a reunião será realizada pelo Conselho Escolar, que é o colegiado máximo da instituição. Diante do atual contexto político, a prestação de contas será realizada de forma pública, para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações.

A reunião na calçada também tem o objetivo de apresentar os cortes orçamentários para a comunidade acadêmica, além de aproximar a população desta pauta emergente da educação pública brasileira.

A reunião acontece nesta quinta-feira(9), na calçada do IFRN Natal-Cidade Alta, localizado na Avenida Rio Branco, a partir das 17h.

 

Bloqueio orçamentário


Como as demais instituições públicas de ensino superior e tecnológico do país, o IFRN recebeu na última quinta-feira (2) a informação do bloqueio de parte dos recursos destinados para as suas ações no ano de 2019. A porcentagem de bloqueio foi da ordem de 30%, representando um valor de 27 milhões de reais a menos em recursos de custeio da instituição.  

Para o IFRN, o corte pode prejudicar o funcionamento do Instituto. O diretor-geral do Campus Natal-Cidade Alta, explicou que devido o bloqueio foram suspensas as aulas de campo e também pode inviabilizar os contratos continuados (água, energia, internet e manutenção predial), as verbas para capacitação dos servidores e a assistência estudantil.

Nesta segunda-feira (6), o Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte se reuniu para discutir os cortes de verba impostos às instituições federais de ensino. O encontro aconteceu na UFRN e contou com a participação dos reitores das universidades norte-riograndenses e membros gestores da reitoria do IFRN, além do congressista Rafael Motta (integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados).

Foi acordado que o Fórum construa e envie aos deputados federais do estado um documento que liste e detalhe as implicações dos cortes para o Rio Grande do Norte. A bancada, por sua vez, apresentará o diagnóstico ao Ministério da Educação (MEC) e ao Governo Federal, visando que as ações sejam reconsideradas.