Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado no IFRN Cidade Alta

A programação conta com o plantio de mudas de árvores e inauguração do Projeto Horta Viva

Publicada em 02/06/2017 Atualizada há 1 ano

Nesta segunda (5) se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em sua comemoração, o IFRN Cidade Alta preparou uma programação com atividades que contam com o plantio de mudas de árvores e a inauguração do Projeto Horta Viva pela comunidade acadêmica (estudantes, servidores e terceirizados). As ações foram pensadas por professores e servidores do campus.
 
As atividades iniciam às 7h, horário em que será feito o plantio das mudas na horta, onde serão cultivadas hortaliças e legumes como alface, rúcula, couve, tomate, pimentão, cenoura, entre outras. Nesta primeira etapa, apenas alface e pimentão. As cultivares serão cuidadas por alunos, servidores e terceirizados que queiram participar e os frutos destinados ao consumo destes. Já as mudas de árvores, serão plantados Ipês nas variedades branco, amarelo, roxo e rosa e outras espécies como Maçaranduba e Ubaia Doce, que serão apadrinhadas pelas turmas.
 
Segundo o professor de educação física, Augusto Ribeiro, este projeto surgiu a partir de uma preocupação em encontrar um espaço de educação que aproximasse ser humano e natureza, alimentação saudável, com plantas cultivadas sem uso de agrotóxicos, e consumo consciente, como a reutilização de pneus e o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado. 
 
No evento, será servido lanche feito com legumes naturais, produzidos sem agrotóxicos, para que os participantes possam provar e avaliar a diferença de sabor dos produtos que serão produzidos na horta.