ARTE URBANA

Grafites da fachada lateral do IFRN Cidade Alta são revitalizados

As obras anteriores estavam nos muros da instituição desde 2012

Publicada em 19/03/2019 Atualizada há 1 ano

Novos grafites passam a compor a fachada lateral do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN com obras de diversos artistas locais e nacionais. As pinturas de 2012 estavam desgastadas pela ação do tempo. O trabalho se iniciou com a revitalização do Beco da Lama em fevereiro deste ano. Esta faz parte de uma série de atividades realizadas pela Prefeitura do Natal em parceria com a associação de comerciantes Viva o Centro.

O Beco da Lama, também localizado no bairro Cidade Alta, tem como uma de suas adjacências o Espaço Cultural Dr. Ruy Pereira, localizado na Rua Professor Zuza, lateral do Campus Cidade Alta. À frente do projeto estão dois artistas urbanos de São Paulo, Dicesarlove e Marcos Almeida, e o artista potiguar Miguel Carcará. Diversos artistas potiguares foram convidados a criar ou revitalizar seus antigos trabalhos na fachada.

“A revitalização dos grafites que estão expostos nas paredes do Espaço Cultural Ruy Pereira e paredes externas do IFRN são importantes, expressam a cultura popular, embelezam e alegram os espaços no centro da cidade”, comenta Carlos Eduardo, Diretor-Geral do campus que ressaltou a importância de aproximação do instituto com artísticas locais.

O IFRN Cidade Alta

O Campus Cidade Alta do IFRN, iniciou suas atividades em setembro de 2009, no entanto, o prédio na avenida Rio Branco, foi inaugurado em 1914, sediando a Escola de Aprendizes Artífices, que viria a se tornar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O edifício também abrigou a “República das Artes”, coletivo de duzentos artistas que ocupou o espaço de 1986 a 2006. Para viabilizar a reocupação do prédio, o IFRN firmou compromisso com o MEC e a UFRN que, até então, mantinha a concessão do imóvel, e com a comunidade artística da cidade para que fossem oferecidos cursos ligados ao setor cultural.

Hoje, o IFRN Cidade Alta oferece os cursos superiores de Produção Cultural e de Gestão Desportiva e de Lazer e os cursos técnicos de Multimídia, de Lazer, de Guia de Turismo e de Eventos.